Reunião em Brasília define pontos importantes na área para a Baixada Santista

 

Litoral - 23/04/2014 - 20:46:02

 

Reunião em Brasília define pontos importantes na área para a Baixada Santista

 

Da Redação com agências

Foto(s): Divulgação / Arquivo

 

Beto Mansur  (PRB/SP)

Beto Mansur (PRB/SP)

Os deputados federais Maria Lúcia Prandi (PT/SP) e Beto Mansur  (PRB/SP) participaram da reunião entre o Ministro da Saúde, Arthur Chioro, e prefeitos do Guarujá, Bertioga, Itanhaém, Mongaguá e Cubatão, secretários de saúde de Santos, São Vicente e Peruíbe e um representante do Vale do Paraíba, apresentaram ao ministro as principais reivindicações das cidades na área da saúde pública.

Entre as determinações, o ministro buscará uma mediação junto a Casa de Saúde e os planos de saúde e a primeira conversa será ainda essa semana, com a presença do secretário de Saúde de Santos, Marcos Calvo. Há conceito entre os prefeitos da região que o fechamento de vagas em uma maternidade em Santos comprometa e afete todos os municípios da Baixada.

O ministro também apoiou a construção de um hospital em São Vicente com verbas federais e estaduais. Para Chioro, a prefeitura pode começar a procurar o terreno para em um futuro próximo o Governo Federal iniciar uma negociação com o Governo de São Paulo para a divisão de investimentos para colocar o hospital em funcionamento.

Ficou marcado para o dia 12 de maio uma reunião entre um represente do Ministério da Saúde e representantes das secretarias municipais de saúde da Baixada Santista para se começar um levantamento de dados para um planejamento de investimentos e medidas em médio e longo prazo para melhorar a saúde na baixada. Isso foi decidido porque foi consenso geral de que medidas pontuais não tem resolvido o problema de leitos hospitalares e altos índices de mortalidade infantil, por exemplo, problemas graves da região.

“Esse encontro foi importante para ressaltar a necessidade de um planejamento regional e metropolitano que há tempos é necessário. E mostrou a importância e interesse em se criar um pacto entre prefeitura, estado e governo federal para mudar de uma vez por todas a situação da saúde na Baixada Santista”, disse a deputada.



Links
Vídeo