Câmara aprova criação de Comissão Especial de Inquérito para apurar irregularidades no AME

 

Litoral - 09/04/2014 - 11:38:35

 

Câmara aprova criação de Comissão Especial de Inquérito para apurar irregularidades no AME

 

Da Redação com agências

Foto(s): Divulgação / Arquivo / CMPG

 

A vereadora exibiu o vídeo da visita ao AME

A vereadora exibiu o vídeo da visita ao AME

Os vereadores de Praia Grande aprovaram a criação de uma Comissão Especial de Inquérito (CEI) para apurar as irregularidades encontradas pela vereadora Janaina Ballaris (PT), no Ambulatório Médico de Especialidades (AME). A unidade, pertencente ao Estado, funciona em prédio do Município, no Bairro Mirim, e é administrada pela Fundação ABC. O requerimento nº 135/14, de autoria da parlamentar, foi confirmado em votação simbólica, por unanimidade, durante a 10ª Sessão Ordinária, na noite desta segunda-feira (7).

A CEI terá o prazo de 90 dias para apresentar relatório conclusivo sobre os equipamentos de raio-x e mamografia, com etiquetas de inventário datadas de 2008, ou seja, encaixotados há mais de 6 anos. As máquinas foram encontradas pela vereadora, durante visita à unidade para apurar denúncia, no último dia 3. Além da parlamentar, os outros membros da comissão serão escolhidos por sorteio, que será feito na próxima segunda-feira (14). Na ocasião será decidido ainda o número de participantes.

“Tomei conhecimento do fato através de uma denúncia corajosa. Fui barrada por funcionários que tentavam me parar, como se a errada fosse eu, de estar averiguando o descaso com o povo. Flagrei as máquinas encaixotadas. Estes aparelhos poderiam estar em uso, não só para o nosso Município, mas para toda a Baixada Santista. Enquanto isso, pessoas estão morrendo por conta de um diagnóstico, que nunca chegou.”, relatou a Janaina, que também irá  buscar ajuda junto à Comissão Estadual de Saúde, na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp).

Durante sua vigência, a comissão poderá proceder a vistorias e levantamentos no local, onde terão livre ingresso e permanência, e ainda requisitar dos responsáveis, a exibição de documentos e a prestação de esclarecimentos necessários. Os órgãos consultados terão prazo de 30 dias, prorrogável por igual período, para prestarem à CEI as informações e os documentos requisitados.

Médico, o vereador Antonio Eduardo Serrano, o Doutor Serrano (Pros), enalteceu o trabalho da colega. “A vereadora recebeu uma denúncia e está trabalhando de maneira exemplar. Fiscalizar é uma das funções do vereador. Vamos apurar. Esta Casa não pode se omitir”, disse o parlamentar, que tem experiência como diretor de hospital. “É impossível que um mamógrafo entre em uma unidade sem que ninguém saiba. Precisamos contatar os diretores técnico e clínico, pois eles devem prestar esclarecimentos”, enfatizou.

Benedito Ronaldo César, o Doutor Benedito (PMDB), pede que os responsáveis sejam penalizados. “São aparelhos que deveriam estar servindo aos nossos munícipes e não estão, por atitudes irresponsáveis, e que comprovam incompetência e inconsequência. Faço um apelo ao prefeito, para que se utilize de todos os meios políticos e jurídicos para afastar estes maus cidadãos da sociedade praiagrandense”, finalizou. 



Links
Vídeo