Em comemoração aos 450 anos, a Prefeitura de São Bernardo do Campo preparou uma grande festa com uma extensa programação entre os dias 25 de julho e 16 de dezembro. Para o prefeito William Dib (PSB), comemorar o aniversário é resgatar a história da cidade. “Além das solenidades, essa é uma boa oportunidade de presentear a população com novas obras, incentivar o esporte, lançar programas sociais e desenvolver atividades de cultura e lazer”, completou.
No primeiro fim de semana, 26 e 27 de julho, acontecerá a terceira edição da Festa Italiana no Espaço de Eventos São Bernardo (Rua do Túnel, s/nº - Parque São Diogo), uma forma de homenagear a colônia ítalo-brasileira radicada na cidade e que muito contribuiu para o seu desenvolvimento. A Festa Italiana será marcada pelos shows da Família Lima e Agnaldo Rayol (26 de julho, a partir das 20h) e da Mafalda Minnozzi e Fred Rovella (27 de julho, a partir das 18h).
Outras colônias também serão homenageadas no curso da programação com a Festa Portuguesa (dias 2 e 3 de agosto) com o show de Roberta Miranda, no sábado, dia 2, a partir das 20h e a Festa Japonesa (dias 9 e 10 de agosto) com apresentação dos rituais, danças e lutas típicas, além dos shows do cantor Joe Hirata (9 de agosto, a partir das 20h) e da dupla Luís Cláudio e Maurício (10 de agosto, a partir das 18h). Nos dias 16 e 17 de agosto, é a vez da Festa Brasileira com os shows do grupo Falamansa (16 de agosto, a partir das 20h) e do cantor Jorge Aragão (17 de agosto, a partir das 18h). Em todas as festas haverá muita dança e comida típicas, levando as pessoas a conhecerem um pouquinho de cada cultura.
As inaugurações de obras de infra-estrutura também vão marcar os festejos desse ano. Mais nove bairros receberam pavimentação asfáltica ecológica, guia, sarjeta e drenagem, totalizando 58 bairros ecológicos em São Bernardo. É o caso Parque das Flores, Jardim Tupã, Jardim Novo Lago, Vila Nova, Vila Uiriçaba, Parque Rio Grande, Jardim Boa Vista, Jardim da Represa e Vila São Pedro. Já no Jardim Laura I e II, a Prefeitura de São Bernardo estará entregando iluminação pública com lâmpadas de vapor de sódio e anti-pedrada.
No dia 12 de agosto, a Guarda Civil Municipal inaugurará o Centro Integrado de Emergência com a finalidade de centralizar todas as chamadas de urgência e emergência, diminuindo o tempo do trâmite para acionar as viaturas e, consequentemente, de espera pelo atendimento.
No Jardim Lavínia, o Programa Morar Melhor será encerrado com a entrega de mais 136 apartamentos, dia 4 de setembro, totalizando 476 unidades habitacionais. Ao todo, a administração municipal extinguiu 12 favelas no município.
Outro destaque é a programação cultural. Espetáculos teatrais como Calendário da Pedra com Denise Stoklos e a peça O Timon de Atenas estarão estreando em agosto. Recital de piano com Fábio e Gisele Witkowski e concertos da Orquestra Filarmônica de São Bernardo estarão abrilhantando a comemoração de aniversário da cidade. O tradicional Festival Internacional de Folclore de São Bernardo, em sua quinta edição, trará grupos folclóricos da Colômbia, Eslováquia, República Tcheca, México, Peru e representando o Brasil, teremos um Grupo Indígena e o Balé Afro.
Na área educacional, mais 26 bibliotecas interativas e cinco laboratórios de informática serão inaugurados durante os festejos. Ao todo, serão 42 bibliotecas e 45 laboratórios instalados pela Prefeitura.
Quanto à área social, a população poderá visitar os vários programas sociais como o Centro Municipal de Equoterapia Governador Mário Covas (1º de agosto, às 9h30), a Horta Comunitária (4 de agosto, às 9h30), a Casa de Integração Social Madre Tereza de Calcutá (6 de agosto, às 9h30), os Centros de Ecologia e Cidadania (7 de agosto, as 9h30), o Aquacentro Solidário Assunção (18 de agosto, às 9h30) e o Centro Dia do Idoso (21 de agosto, às 9h30).
A Prefeitura também vai inaugurar o Centro de Voluntariado de São Bernardo (14 de agosto, às 9h) e as novas instalações de três Escolas Municipais de Iniciação Profissional dos bairros Parque Selecta (15 de agosto, às 10h), Demarchi (26 de agosto, às 10h) e Vila Euclides (28 de agosto, 10h).
Outro evento importante de fundo social, é o “Picadeiro Solidário”, que acontecerá na área externa do Conjunto Vera Cruz, de 23 de agosto a 14 de outubro. Comparado aos circos europeus, o Picadeiro Solidário apresenta uma linguagem moderna em arte circense. A entrada é um quilo de alimento não perecível, que será doado ao Fundo Social de Solidariedade da Prefeitura. No dia 20 de agosto, Data Magna de São Bernardo, haverá o tradicional desfile cívico-militar, às 9 horas, com a apresentação das tropas Civil e militar, dos tanques de guerra, carros de bombeiros, a cavalaria entre outros. A participação das escolas da rede pública e particular, dos escoteiros, dos esportistas e da 3ª idade, atrai milhares de pessoas e mostra a importância do ato de cidadania e civismo. A partir das 20h, é o cantor Daniel que vai comandar a festa de comemoração aos 450 anos de São Bernardo, no Espaço de Eventos de São Bernardo. Alegria e animação não vão faltar neste dia. Haverá praça de alimentação e toda a infra-estrutura, incluindo segurança e ambulância.
|