O pré-candidato ao governo do Estado de São Paulo, Alexandre Padilha (PT), recebeu na manhã desta sexta-feira o apoio formal do Partido Progressista (PP). A confirmação da coligação veio do presidente do PP paulista, deputado federal Paulo Maluf, durante evento realizado na Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp). Ex-ministro de Dilma Rousseff, Padilha também já assegurou o apoio do PCdoB à sua candidatura.
Pelo Twitter, após o evento, Padilha disse que a aliança com o PP é uma demonstração de que a chapa busca dialogar "com todos que têm proposta para São Paulo".
O ato repete a união na disputa pela prefeitura de São Paulo, há dois anos. Na ocasião, o PP apoiou a candidatura de Fernando Haddad (PT). O ato ficou marcado pela foto em que o ex-presidente Lula, Haddad e Maluf aparecem juntos selando a aliança. Nesta semana, o PP também anunciou apoio à candidatura à reeleição da presidente Dilma Rousseff. O partido ocupa o Ministério das Cidades na atual formação do governo federal.
O que Lula e Maluf já disseram um do outro
- "Se o civil tiver que ser o Paulo Maluf, eu prefiro que seja um general". ((Lula, durante a eleição presidencial de 1984)
- "Faz 15 anos que Lula não está no torno, que não conta como vive, quem paga seu salário". (Maluf, quando era prefeito de São Paulo, em 1993)
- "O problema do Brasil não está no deputado Paulo Maluf, mas sim nos milhares de 'malufs'". (Lula, em 1986)
- - "Quem votar em Lula vai cometer suicídio administrativo". (Maluf, quando era candidato a presidente em 1993)
- - "A impressão que se tem é que Cristo criou a terra, e Maluf fez São Paulo". (Lula, em 1996, sobre as propagandas das obras feitas pelo Maluf em SP)
- "Perto do Lula e do Fernando Henrique Cardoso, eu me considero comunista". (Maluf, em crítica ao governo federal, em 2007)
- "O símbolo da pouca-vergonha nacional está dizendo que quer ser presidente da República. Daremos a nossa própria vida para impedir que Paulo Maluf seja presidente". (Lula , no Comício das Diretas Já, na Praça da Sé, em 1984)
- - "Declaração infeliz do presidente. Ele não está a par do problema, e se ele quiser realmente começar a prender os culpados comece por Brasília. Tenho certeza de que o número de presos dá a volta no quarteirão, e a maioria é do partido dele, do PT". (Maluf, em 2005, sobre as declarações de Lula a respeito de sua prisão)
- "Se o Maluf é pescador, ele sabe que pegar lambarizinho é muito mais fácil que pegar peixe graúdo". (Lula, em 2003, ao falar sobre o combate ao crime organizado em São Paulo)
(Levantamento realizado no jornal O Globo)
|