Mesmo sem fazer uma boa partida, o Santos conseguiu aproveitar melhor suas oportunidades e venceu o Figueirense por 3 a 1, neste domingo, pela 23ª rodada do Campeonato Brasileiro. Jogando na Vila Belmiro, a equipe foi pressionada durante a maior parte da partida, mas contou com a qualidade de seus jogadores para garantir o triunfo. Leandro Damião, Robinho, em um belo chute de fora da área, e Lucas Lima marcaram para os santistas, Giovanni Augusto descontou.
Com a vitória, o Santos chega aos 33 pontos conquistados e aparece em nono lugar, em uma posição intermediária já que está longe do G-4 e da região da degola. Já o Figueirense continua ameaçado, com os mesmos 26 pontos, na 13ª posição, apenas três da zona de rebaixamento.
Santos começou desligado, e viu o Figueirense ter as chances mais perigosas do primeiro tempo. Aos 13min, o jovem lateral Caju tentou afastar a bola e quase marcou contra a meta defendida por Aranha. Um minuto depois foi a vez de Clayton passar por David Braz e finalizar com perigo. No entanto, a melhor chance estava por vir. Aos 16min, Everaldo viu Aranha adiantado e arrisou de longe, carimbando o travessão do goleiro santista.
O Figueirense continuava a pressão, mas, com o pé descalibrado, abusava das chances desperdiçadas. Em dois minutos, Pablo finalizou para fora e Giovanni Augusto deu trabalho para Aranha. Até que aos 39min, o velho ditado "quem não faz, toma", aconteceu. Lucas Lima cruzou da direita e Leandro Damião ganhou da zaga pelo alto e abriu o placar.
Apesar de não merecer, o primeiro tempo se encaminhava para uma vitória santista, quando o árbitro deu uma força para os visitantes. Aos 46min, Leandro Silva tentou o cruzamento e a bola bateu na mão de Alison. Pênalti. Dessa vez, Giovanni Augusto guardou e igualou o marcador.
Assim como a etapa inicial, o Figueirense voltou melhor na etapa final, mas a falta de pontaria novamente atrapalhou a equipe catarinense. Logo no primeiro minuto, Marco Antonio levantou a bola na área, Neto tentou afastar e quase marcou contra. Aos 6min, Clayton dominou com liberdade, mas bateu na rede pelo lado de fora.
Com mais qualidade, o Santos precisou chegar apenas uma vez para marcar. Após ótima jogada individual de Lucas Lima, que fez fila no sistema defensivo do Figueirense, o meia tocou para Robinho, que bateu colocado, de primeira, e fez um golaço.
Já no final da partida, aos 43min, Thiago Ribeiro armou rápido contra-ataque pela esquerda, serviu Lucas Lima na área e, com um toque de classe, o meia encobriu Tiago Volpi para sacramentar a vitória santista.
Na próxima rodada, o Santos visita o Atlético-MG, quinta-feira (25), às 20h30, no Independência, em Belo Horizonte. Já o Figueirense recebe o Corinthians, quarta (24), às 22h, no Orlando Scarpelli, em Santa Catarina.
FICHA TÉCNICA
SANTOS 3 X 1 FIGUEIRENSE
Local: Estádio Urbano Caldeira, em Santos (SP) - Vila Belmiro
Data: 21 de setembro de 2014, domingo
Horário: 18h30 (de Brasília)
Árbitro: Elmo Resende Cunha (GO)
Assistentes: Jesmar Benedito Miranda de Paula e Leone Carvalho Rocha (ambos de GO)
Cartões amarelos: Marquinhos e Paulo Roberto (Figueirense); David Braz (Santos)
Gols
SANTOS: Leandro Damião aos 40 minutos do 1º tempo; Robinho aos 11 minutos do 2º tempo e Lucas Lima aos 44 minutos do 2º tempo.
FIGUEIRENSE: Giovanni Augusto aos 47 minutos do 1º tempo
SANTOS: Aranha; Cicinho, Neto, David Braz e Caju (Zeca); Souza, Alison e Lucas Lima; Gabriel (Leandrinho), Leandro Damião (Thiago Ribeiro) e Robinho - Técnico: Enderson Moreira
FIGUEIRENSE: Tiago Volpi; Leandro Silva, Marquinhos (Nirley), Thiago Heleno, Marquinhos Pedroso; Paulo Roberto, Marco Antônio (França), Giovanni Augusto; Clayton (Felipe), Pablo e Everaldo - Técnico: Argel Fucks