A General Motors do Brasil está lançando o Corsa 1.8 Flexpower 2004, o primeiro modelo multicombustível da linha Chevrolet.
A escolha do Corsa 1.8 para o lançamento do Flexpower foi feita porque este motor agrega ao veículo ainda mais esportividade, jovialidade, dinamismo e modernidade. A segunda geração do Corsa foi lançada em março de 2002, com várias inovações como o motor 1.0 litro "VHC" 8 válvulas, que estabeleceu novos patamares de torque e potência na sua categoria. Outra inovação foi o sistema multiplexado CAN Bus, que centraliza e controla todos os sistemas eletrônicos do veículo.
"Liderar a preferência do consumidor é a missão da General Motors. O lançamento do Corsa 1.8 Flexpower é uma demonstração inequívoca do compromisso que nós temos com a satisfação total do cliente. O melhor carro compacto do mercado brasileiro agora traz de série a mais avançada tecnologia de motores multicombustíveis", destaca Walter Wieland, presidente da GM do Brasil e Mercosul.
Motor multicombustível de série
A linha 2004 do Chevrolet Corsa 1.8 conta agora com uma nova motorização, o Flexpower, equipada com o sistema eletrônico MultiFuelÒ , desenvolvido pela Delphi em parceria com a Powertrain para a General Motors.
A nova motorização é baseada na consagrada família I, com 1.8 litro, a potência máxima varia de 109 cavalos com o uso exclusivo do álcool a 105 cavalos com gasolina, ambos a 5.400 rpm. O torque é de 18,2 kgfm com o álcool e de 17,3 kgfm com gasolina. A taxa de compressão passou para 10,5:1.
O funcionamento para o consumidor é simples. Basta abastecer com gasolina, álcool ou a combinação dos dois combustíveis, em qualquer proporção. O motor reconhece imediatamente a mistura e passa a oferecer o melhor desempenho.
Motor com 109 cavalos
"Tecnologia para a GM não é opcional. Nossos engenheiros trabalham incansavelmente em conjunto com nossos fornecedores para garantir o máximo de qualidade e tecnologia de ponta nos produtos Chevrolet. O Corsa 1.8 Flexpower é um exemplo do estado de arte em inovação. De hoje em diante o brasileiro pode decidir livremente que combustível colocar no tanque de seu carro, podendo assim se beneficiar das variações de preço da gasolina e do álcool, usando sempre o combustível que ofereça o menor custo por quilômetro rodado. É a Chevrolet mais uma vez oferecendo aos consumidores o que há de melhor no mundo automotivo contemporâneo", afirma José Carlos Pinheiro Neto, vice-presidente da GM do Brasil.
Como funciona?
Após o abastecimento do veículo, a bóia do tanque identifica que o seu conteúdo foi alterado. Desta forma, o módulo central eletrônico (ECM - Engine Control Module) que está monitorando o sistema entra em modo de reconhecimento.
Durante a queima da nova mistura, um sinal do sensor de oxigênio (sonda lambda) é enviado para o ECM que determina através de algoritmos qual é a nova mistura de combustível existente no tanque. Com isso a quantidade e o tempo de injeção de combustível são acertados instantaneamente.
O software da unidade de controle otimiza também o avanço de ignição do motor para cada mistura de combustível através da leitura do sensor de detonação (knock sensor). O ECM monitora constantemente o sistema e processa o algoritmo de reconhecimento de combustível centenas de vezes a cada segundo.
Para trabalhar com o sistema multicombustível, o Corsa 1.8 recebeu algumas alterações como: nova taxa de compressão, nova bomba de combustível (semelhante à utilizada nos veículos movidos a álcool hidratado), novo sensor de oxigênio (passando a ser aquecido), sistema de partida a frio, o ECM (com novo software/calibração para controle da mistura de combustível) é muito mais moderno e rápido, além de novos bicos injetores de última geração com maior vazão. Diversas partes que entram em contato com o combustível permanecem inalteradas, pois já excediam os padrões de qualidade da General Motors para trabalhar tanto com álcool e gasolina.
"O maior desafio para a engenharia de motores foi desenvolver uma tecnologia que proporcionasse ao usuário a flexibilidade de escolha, sem a necessidade de qualquer tipo de interação, ou seja, uma tecnologia transparente para o motorista", destaca Vicente Lourenço, diretor da engenharia de motores da Powertrain.
Nova tecnologia Delphi
A Delphi, em parceria com a Powertrain, foi responsável pela criação do sistema MultiFuelÒ desenvolvido para a General Motors e que equipa o Corsa 1.8 Flexpower.
O grande desafio foi tornar o desempenho do Corsa melhor em qualquer combinação de combustível, comparado com a motorização anterior. Em pouco espaço de tempo, a Delphi desenvolveu o software de calibragem e validação do sistema, graças à competência e criatividade do time de engenharia local, que trabalhou simultaneamente com o time mundial da Delphi e da General Motors para desenvolver a tecnologia para esse lançamento.
"É um grande prazer desenvolver esse programa pioneiro em conjunto com a General Motors do Brasil", disse Gábor Deák, presidente da Delphi na América do Sul. "As ações realizadas pelo nosso time de engenharia são consistentes com a reputação da Delphi de liderar a tecnologia do amanhã".
Desempenho e economia
Chevrolet Corsa 1.8 Flexpower 2004 apresenta números empolgantes, tanto de desempenho quanto de economia. Utilizando álcool a velocidade máxima é de 184 km/h, com a aceleração de 0 a 100 km/h em 10s4. Já quando passamos para a gasolina a velocidade máxima fica em 182 km/h com a aceleração de 0 a 100 km/h em 10s6.
Se o desempenho é ligeiramente inferior com o uso da gasolina, nos números de consumo as posições se invertem. Utilizando apenas gasolina o Corsa 1.8 Flexpower percorre 11,0 km/l na cidade, 16,3 km/l na estrada com uma média de 13,4 km/l. A autonomia chega a 717 km. Quando abastecemos com álcool o Corsa percorre 7,6 km/l na cidade, 11,0 km/l na estrada, fazendo uma média de 9,1 km/l. A autonomia é de 484 km.
Velocidade máxima de 184 km/h
Os engenheiros da General Motors do Brasil desenvolveram uma motorização que é estado de arte em tecnologia. Todos os números superam a antiga versão, seja em desempenho quanto em consumo", destaca Pedro Manuchakian, diretor executivo de engenharia da GM LAAM (América Latina, África e Oriente Médio).
Design externo: modernidade
O desenho do Corsa está em perfeita sintonia com o que há de mais moderno no mundo do design e foi feito em grande parte no Brasil. A frente possui um desenho mais agressivo que a versão européia. Na traseira do modelo "hatchback" o grande destaque fica por conta das lanternas verticais. Já o modelo sedã, que foi totalmente desenvolvido pelo Centro de Design da General Motors do Brasil, possui uma traseira com um visual em total harmonia, com destaque para as marcantes lanternas elípticas.
"O Corsa mostra claramente a preocupação do design brasileiro, no sentido de que os nossos produtos envolvam e empolguem o mercado nacional. Os modelos "hatchback" e sedã mostram a sintonia e o avanço do desenho nacional", destaca Carlos Barba, diretor Geral de Design da GMB.
Além das já disponíveis cores lisas preto Liszt, branco Mahler e vermelho Lyra (exclusivo para o modelos "hatchback") e a metálica prata Escuna, a linha Corsa 2004 recebeu duas novas opções de cores metálicas: o bege Nevada e o cinza Colima.
Beleza e praticidade no interior
O visual interno do Corsa enfatiza a sensação de um cockpit, reforçado com os desenhos do painel de instrumentos, console central e volante de direção.
O design do painel valoriza o acabamento, com os instrumentos posicionados para permitir leitura perfeita. Nele destacam-se o velocímetro e o tacômetro (conta-giros)
Os bancos são revestidos com tecido de padronagem "Fonda" e "Lee Uni" que transmitem excelente sensação ao tato.
Painel completo
Um campeão de vendas
A família Corsa chegou ao mercado brasileiro em 1994 e as vendas no mercado doméstico já atingiram quase um milhão e meio de unidades. O novo Corsa, lançado em março de 2002, já vendeu no mercado doméstico mais de 70 mil unidades.
"O Corsa é um símbolo da modernidade. Mais uma vez quebramos barreiras para trazer ao consumidor o que de mais novo existe no mercado. A expectativa é que com o Flexpower a linha Corsa aumente ainda mais a sua participação, ampliando sua carreira vitoriosa", destaca Marcos Munhoz, diretor de Marketing e Vendas da General Motors do Brasil.
Personalização, um Corsa com o seu jeito
A Chevrolet coloca à disposição do consumidor uma lista com mais de 50 itens de acessórios para a personalização do Corsa 1.8 Flexpower.
Tanto o modelo "hatchback", quanto o sedã, podem receber acessórios que vão desde CD Player com opção para tocar arquivos MP3, até cadeira de segurança para criança.
A parte estética não foi deixada de lado, a Chevrolet disponibiliza uma linha completa de acessórios como spoilers, saias laterais, aerofólios e rodas, entre outros itens que podem deixar o Corsa 1.8 Flexpower com o visual personalizado, seguindo as modernas tendências do "tuning".
Os acessórios estão disponíveis nas 502 concessionárias Chevrolet em todo o Brasil.
Perguntas e respostas
É possível utilizar apenas gasolina ou somente álcool o tempo inteiro?
Sim, é possíve. Não há qualquer contra-indicação.
O proprietário precisa ter algum cuidado especial com o Corsa Flexpower?
Não, a manutenção é a mesma de um carro comum.
A vida útil do motor é a mesma?
Sim.
Utilizando apenas álcool, o Corsa 1.8 Flexpower terá problemas para a partida?
Não, no caso de temperaturas muito baixas, o sistema de partida a frio, injeta gasolina e a partida ocorre normalmente.
É possível utilizar aditivos para gasolina ou álcool?
Só é recomendado a utilização de aditivos em caso de uso exclusivo de gasolina comum. No caso do proprietário utilizar o combustível misturado não é necessário a utilização de qualquer tipo de aditivo, uma vez que a mistura álcool/gasolina já é "auto-limpante".
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