A rivalidade histórica entre Santos e Palmeiras foi deixada de lado neste domingo e o Peixe, que já não tinha o que almejar no Campeonato Brasileiro, bateu o Vitória por 1 a 0, no Barradão, pela 38ª última rodada. Assim, foi essencial para manter o Verdão na elite.
O Palmeiras ficou apenas no 1 a 1 com o Atlético-PR, em São Paulo, e com este resultado o Vitória precisava apenas de um triunfo simples para se livrar do rebaixamento, mas errou demais, criou poucas chances e não teve forças para manter-se na elite do futebol nacional.
Na tabela de classificação, o Vitória acabou com 38 pontos, em 17º lugar, enquanto o time de Vila Belmiro fechou o ano em nono com 53 pontos marcados.
O jogo
Apesar de apenas cumprir tabela, o Santos começou melhor. Logo aos três minutos Gabriel cruzou para Thiago Ribeiro, que tocou para o meio de cabeça, mas Leandro Damião furou e perdeu grande chance.
Aos nove, Ayrton soltou uma bomba de fora da área e viu Aranha espalmar para escanteio. Na sequência, Marcinho arriscou chute cruzado, mas a bola foi direto pela linha de fundo. A torcida do Vitória fez festa mesmo com o anúncio do gol do Atlético-PR contra do Palmeiras, mas logo depois o sistema de som também informou o gol do Bahia sobre o Coritiba e voltou a calar o Barradão.
Com o Rubro-Negro baiano dando muito espaço, o Peixe chegava com maior facilidade. Aos 16, Damião fez o pivô e Gabriel acertou a trave, cara a cara.
Na segunda etapa, a única mudança foi o empate o Coxa com o Bahia, em Curitiba. Mesmo precisando apenas de um gol para escapar do rebaixamento e se manter na Série A, já que o empate no Allianz Parque lhe favorecia, o Vitória não encontrou forças, acusou cansaço, arrastou-se em campo e pouco criou. O goleiro Aranha praticamente não foi exigido.
Por outro lado, o Santos jogava apenas por profissionalismo, encaixou na segunda etapa, um ataque com Leandro Damião, que saiu frente a frente com o goleiro, mas novamente não aproveitou a chance.
O único gol do jogo saiu já nos acréscimos, quando o alvinegro praiano teve muito espaço e soube aproveitar. Caju fez a assistência e Thiago Ribeiro bateu para marcar. Com isso, O Vitória volta a disputar a Série B do Brasileirão no próximo ano, enquanto o Santos entra de férias de olhos nas eleições presidenciais do próximo sábado e com o planejamento.
FICHA TÉCNICA
VITÓRIA 0 X 1 SANTOS
Local: Estádio do Barradão, em Salvador (BA)
Data: 7 de dezembro de 2014, neste domingo
Horário: 17 horas (horário de Brasília)
Árbitro: Anderson Daronco (RS-ASP-FIFA)
Assistentes: Fabio Pereira (TO-FIFA) e Rafael da Silva Alves (RS-ASP-FIFA)
Cartões amarelos: SANTOS: Alison, Cicinho e Aranha.
GOL
SANTOS: Thiago Ribeiro, aos 48 minutos do segundo tempo.
VITÓRIA: Gatito Fernandéz; Ayrton, Kadu, Ednei e Richarlyson; José Welison, Neto Coruja, Cáceres (Willie) e Marcinho (Juan); Vinícius (Beltrán) e Edno - Técnico: Ney Franco
SANTOS: Aranha, Daniel Guedes (Serginho), Neto (Edu Dracena), David Braz e Caju; Alison, Renato (Alan Santos) e Lucas Lima; Thiago Ribeiro, Gabriel (Cicinho) e Leandro Damião -
Técnico: Enderson Moreira