O secretário Nacional de Políticas de Turismo do Ministério do Turismo, Vinicius Lummertz, e o presidente da Santa Catarina Turismo (Santur), Valdir Walendowsky, assinaram na sexta, 19, em Florianópolis, um termo de compromisso para a realização de estudos para a implantação do Centro de Inovação em Turismo. O objetivo é criar um espaço de excelência para o desenvolvimento de projetos e iniciativas inovadoras para impulsionar o setor no país.
“É um momento muito importante, pois estamos lançando um projeto que une turismo e tecnologia, uma sinergia fundamental para o desenvolvimento do setor”, disse o secretário para uma plateia de gestores públicos, acadêmicos e representantes do setor produtivo. Segundo o documento, o governo federal, por meio do MTur, vai investir R$ 1 milhão para a elaboração dos estudos de implantação do centro, uma ideia que será expandida para outros destinos turísticos.
Lummertz ressaltou a importância da cooperação entre os setores público e privado no projeto. Esta parceria vai viabilizar, por exemplo, a implantação do funcionamento provisório do centro de inovação no Centro de Convenções de Florianópolis. Segundo José Fiates, diretor executivo do Sapiens Parque, espaço que reúne um conjunto de empresas com foco em inovação, tecnologia e sustentabilidade e anfitrião do evento, o centro entra em funcionamento até o primeiro semestre de 2015 a partir de investimentos privados.
“O centro, com esta concepção que imaginamos, de gerar conhecimento, criar produtos para o turismo internacional, por exemplo, é uma iniciativa inédita no Brasil”, disse o presidente da Santa Catarina Turismo (Santur), Valdir Walendovsky. Na avaliação do secretário estadual de Turismo, Felipe Melo, “o centro produzirá conhecimento e expertise não só para Santa Catarina, mas para todo o Brasil”.
A assinatura do termo ocorreu durante a realização Workshop de Inovação e Turismo – Cidades Inteligentes, no qual foram discutidas e apresentadas experiências voltadas para tornar as cidades mais eficientes e criativas.