A Symantec, líder mundial em tecnologia de segurança para redes e Internet, anunciou a marca de 35 milhões de usuários do Symantec Security Check no mundo. O site para testes de segurança é um dos mais visitados mundialmente e tem como objetivo identificar ameaças de segurança em PCs. Com o aumento das pragas virtuais e os ataques a computadores domés-ticos cada vez mais graves, o serviço gratuito ganhou mais popularidade. Em junho de 2002, cerca de 20 milhões de usuários haviam acessado o Security Check; nos últimos seis meses, mais 15 milhões de consumidores utilizaram o serviço para checar se seus PCs estavam expostos a vírus, hackers, cavalos de tróia e outras ameaças virtuais. O serviço está disponível emwww.symantec.com/security-check
No Brasil, mais de 680 mil pessoas usaram o serviço. Os problemas mais comuns enfrentados pelos brasileiros são a contaminação por vírus (36% dos usuários em risco) e os problemas com a privacidade do navegador (50% dos usuários em risco). “Todos os dias, usuários domésticos enfrentam ataques de hackers, recebem códigos malicio-sos e outras ameaças potenciais de destruição que colocam seus sistemas e dados em risco”, afirma Carlos Marinho, gerente-comercial da divisão de varejo da Symantec do Brasil. “A grande audiência do Symantec Security Check nos deixa satisfeitos em saber que milhões de usuários contam com o nosso serviço para certificarem sua segurança na Internet e, ao mesmo tempo, terem acesso a infor-mações atualizadas sobre o tema de uma forma fácil e rápida”, disse o executivo.
Os resultados mundiais registrados no Symantec Security Check apontam que mais de 25% dos usuários domésticos não possuem um software antivírus atualizado em seus computadores. Além disso, mais de 50% dos usuários estão vulneráveis a alguma ameaça de privacidade no browser da Internet e um em cada cinco PCs testados possuem vulnera-bilidades de rede.
Varredura completa
O Symantec Security Check é uma ferramenta online capaz de realizar uma série de testes de segurança para determinar a exposição do usuário às ameaças de segurança mais comuns da atualidade. Um software de antivírus faz uma varredura no PC e identifica programas de proteção ineficientes ou desatualizados. Outra funciona-lidade do serviço faz um scan e encontra cavalos de tróia instalados e vulnerabilidades para instalação de códigos maliciosos e ao mesmo tempo o Security Check faz uma inspeção no Internet browser e contas de email, com o objetivo de identificar se existem informações sendo “vazadas”. Assim que a varredura é completa, o Symantec Security Check sugere ao usuário que encaminhe o resultado para a Symantec.
|