O Programa Líder Solidário está completando um ano de atividades com a finalidade de captar, organizar, difundir e oferecer ofertas de trabalho voluntário em todo o país. Segundo o Serviço Brasileiro de Apoio à Pequena e Média Empresa (Sebrae), a meta para 2003 é capacitar 600 mil pequenos empreendedores e empresários brasileiros.
Lançado no Rio de Janeiro em 29 de julho de 2002 pelo Sebrae nacional, o programa tem o objetivo de promover e fortalecer a cultura de trabalho voluntário no Brasil, com ênfase no voluntariado empresarial, e fomentar a implantação de redes de organizações sociais voltadas à assistência empresarial e ao acesso à informação para fortalecer os pequenos negócios.
Estão sendo criadas em todo o país organizações não-governamentais (ONGs) Líder Solidário, que disponibilizarão, para participação voluntária, projetos de empreendedorismo voltados ao desenvolvimento de ações de cooperação, educação em massa, assessoria empresarial, formação de liderança comunitária e alfabetização digital, entre outros.
O diretor-executivo da ONG Líder Solidário/RJ, Sérgio Rocha, uma das primeiras a serem criadas, a entidade já conta com uma rede de voluntários e muitas parcerias estão sendo firmadas. No Estado do Rio, a ONG funciona incubada na sede do Sebrae e mantém parcerias com várias empresas e instituições, como a Dialog - Iniciativa Jovem, da Shell, para atendimento e capacitação de empreendedores. Junto ao Senac, por meio do Centro de Educação em Informática (CEI), a entidade vem desenvolvendo o projeto Renascer Digital, de inclusão digital para crianças e adolescentes em situação de risco atendidos pela Fundação São Martinho.
Outra ação importante é o apoio da Líder Solidário/RJ à criação de um Programa de Voluntariado Interno no Sebrae/RJ. Funcionários voluntários atuam na capacitação de 120 alunos da Fundação São Martinho no programa Aprender a Empreender, que ensina noções de empreendedorismo. Numa iniciativa inédita dos voluntários da ONG, o Aprender a Empreender está sendo levado ainda a doentes renais crônicos na Clínica Nefrológica de São Gonçalo, que atende a 500 pacientes que precisam fazer hemodiálise.
A ONG Líder Solidário/RJ também aderiu ao projeto Fome Zero, do governo federal. Por intermédio da entidade, o Teatro Rival doou 140 quilos de alimentos para a Escola de Samba Porto da Pedra, de São Gonçalo, que participa do projeto Sambando contra a Fome.
O apoio ao desenvolvimento de novos negócios, por meio de incubadoras de empresas, é outra ação da ONG, que atuará no Projeto de Incubadora Multidisciplinar de ONGs e Empreendedores. Serão realizados trabalhos de planejamento, implantação e gerenciamento, além de apoio técnico e jurídico para legalização das novas associações. Na mesma linha de atuação, outra parceria foi firmada com a Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado do Rio de Janeiro no Projeto Siga, um sistema de incubadoras de gestão assistida realizado em parceria com o Sebrae/RJ. A ONG leva capacitação aos empreendedores incubados.
|