A Microsoft tem se destacado entre as corporações que realizam investimentos sociais no Brasil. Há pouco mais de 13 anos, desde que instalou seu escritório local, a companhia iniciou uma série de ações que revelam seu comprometimento com o país e a intenção de remover as barreiras que impedem a inclusão digital da população. O CDI (Comitê para Democratização da Informática), que chega ao oitavo ano e para o qual já doou mais de R$ 1 milhão em dinheiro e R$ 10 milhões em software, é um dos mais sólidos parceiros da empresa.
No segundo semestre deste ano, a Microsoft anunciará uma nova parceria com o CDI para apoiá-lo na informatização de escolas e escritórios regionais em demais países da América do Sul. “Esperamos ajudar o CDI a promover a inclusão digital por diversos países da região, como a Argentina, a exemplo do que vimos fazendo no Brasil, Chile e Uruguai”, diz Rodolfo Fucher, gerente de relações com comunidades da Microsoft América Latina.
“A longa e estreita parceria da Microsoft com o CDI é para nós motivo de muito orgulho e satisfação”, afirma Rodrigo Baggio, diretor-executivo do CDI. “No setor privado, a Microsoft foi pioneira no Brasil no apoio às ações contra o apartheid digital. É a única empresa de software a figurar entre os nossos mantenedores no Brasil e agora também em outros países da América Latina.”
Desde a concepção do CDI, a Microsoft se engajou à causa do comitê, ou seja, promover a inclusão digital em comunidades de baixa renda e instituições que atendem públicos com necessidades especiais, como deficientes físicos e visuais, jovens infratores, presidiários, entre outros.
Outras iniciativas sociais da Microsoft no Brasil
Um dos projetos sociais de destaque é o “Sua Escola a 2000 por Hora”, uma parceria iniciada com o Instituto Ayrton Senna, em 1999, que incentiva a utilização da informática no desenvolvimento de novas técnicas de ensino nas escolas brasileiras. O programa foi ampliado no final de 2002, com a entrada de um novo parceiro, o Canal Futura. Para expandir o alcance para todo o Brasil, a emissora educativa passou a somar esforços para desenvolver metodologias inovadoras no uso criativo da tecnologia em sala de aula. A Microsoft anunciou ainda outros investimentos na área de educação no ano passado. Um exemplo foi a criação de Centros de Tecnologia XML em estados brasileiros. Seis já foram inaugurados: Curitiba (PR), Petrópolis (RJ), São Paulo (SP), Recife (PE), Porto Alegre (RS) e Fortaleza (CE). Os objetivos são capacitar a mão-de-obra local e promover a integração de negócios entre empresas com soluções de Web Services - serviços via Internet.
O “Projeto Inclusão Digital”, com a Fundação Bradesco, forma profissionais certificados em tecnologia desde o final de 2002. A idéia é oferecer treinamento especializado para uma camada da população que não teria acesso à tecnologia e à formação profissional. A Microsoft participou com doação de software, transferência de tecnologia e capacitação profissional.
“Para a Microsoft, os investimentos na área social têm importância funda-mental para o futuro do país”, destaca Lisa Polloni, diretora de assuntos corporativos da subsidiária brasileira. “Além disso, revelam o compro-metimento da companhia com o Brasil, não apenas oferecendo tecnologia de ponta ao mercado local, mas também estimulando o acesso de toda a população aos recursos que oferece.” Com o Cidade Escola Aprendiz, a companhia desenvolveu de agosto de 1999 a junho de 2000 duas versões-piloto do programa “Expressões Digitais”, com 42 estudantes do ensino médio e 15 escolas públicas, com a meta de experimentar novas formas educacionais em Língua Portuguesa.
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