O Ministério da Educação, juntamente com a Fundação Orsa e a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação – Undime, está promovendo o “Prêmio Qualidade na Educação Infantil”, que tem como finalidade valorizar projetos desenvolvidos com crianças de até seis anos de idade em instituições de caráter educativo das redes públicas de ensino estaduais, municipais e do Distrito Federal.
Durante o Fórum realizado pela Undime, na cidade de Limeira, em junho passado, uma votação entre os dirigentes municipais da Undime Estadual, presidida por João Medeiros de Sá Filho, elegeu o secretário de Educação e Cultura de São Bernardo, Admir Ferro, que é vice-presidente das Regionais da Grande São Paulo, como coordenador da Comissão Julgadora Estadual para avaliação dos trabalhos inscritos.
Desta forma, também fazem parte da comissão a representante da Secretaria Estadual de Educação – Professora Maria Aparecida Ramiro Nogueira; do Conselho Estadual de Educação – Professora Vilma de Moraes Ramos de Oliveira; do FORUM Paulista de Educação Infantil – Professora Anita V. C. Freitas; da União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação (UNCME) – Professora Marlene A. Azevedo, e a Especialista em Educação Infantil da Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de São Bernardo do Campo – Professora Marlene Pereira de Mello.
A seleção dos trabalhos concorrentes ao prêmio será realizada mediante análise de relato de experiências acrescido de material comprobatório, como fotos, álbuns, fita cassete e de vídeo e produção de crianças.
A Comissão Julgadora deve avaliar os trabalhos seguindo alguns critérios: contexto e possibilidades de meios e recursos para o desenvolvimento da experiência; formação do professor, tendo em vista os resultados pedagógicos obtidos com sucesso, a partir da experiência desenvolvida em sala de aula; inclusão da experiência no projeto educativo da instituição; originalidade da experiência; possibilidade de servir como parâmetros de referência a outros profissionais da área.; consistência pedagógica e clareza conceitual; tratamento pedagógico interdisciplinar que leve em conta a realidade da criança, de sua comunidade e do mundo em que vive; quanto a elaboração e clareza, correção lingüística e objetividade do relato da experiência e consideração dos pressupostos atuais da educação e da educação infantil.
A avaliação será realizada em dois níveis:
pela Comissão Julgadora Estadual e do Distrito Federal, que escolherá os cinco melhores trabalhos dentre os inscritos, enviando-os ao MEC até o dia 15 de agosto e pela Comissão Julgadora Nacional que escolherá os 27 melhores trabalhos, entre aqueles selecionados pelas Comissões Julgadoras Estaduais e do Distrito Federal e classificará o melhor, até o dia 19 de setembro.
A solenidade de entrega dos prêmios será realizada no mês de outubro, ainda em data e local a serem definidos, com a presença dos premiados.
Para Admir Ferro é um privilégio coordenar um trabalho como este: “Além de oferecer educação de qualidade aos alunos de nosso município, temos que incentivar a criatividade e a elaboração de trabalhos como este”, disse o secretário de Educação e Cultura de São Bernardo, cidade que tem oito trabalhos inscritos.
|