Em menos de uma semana, a Receita Federal já recebeu 1,1 milhão de declarações de isentos - a prestação de contas exigida de quem teve rendimentos tributáveis inferiores a 12 696 reais em 2002.
O prazo começou na última segunda-feira, dia 5, e vai até 28 de novembro. Quem não declarar por um ano terá o CPF suspenso; por dois anos, o documento - necessário para abertura de contas bancárias e financiamentos, entre outras coisas - será cancelado. No cadastro da Receita, existem hoje mais de 136 milhões de números, sendo que apenas 73,3 milhões deles estão regulares.
Para declarar pela internet, basta entrar no site www.receita.fazenda.gov.br e fornecer o número do CPF e do título de eleitor. Quem optar por ir à uma agência da Caixa Econômica Federal (que só vai aceitar os documentos a partir do dia 18 de agosto) ou do Banco do Brasil gastará 75 centavos para fazer a declaração. Pelos Correios, o custo é de 2,20 reais e, pelo Receitafone, de 29 centavos por minuto para telefone fixo e de 63 centavos por minuto para telefone móvel.
|