A primeira reunião de mobilização por escrituras para os moradores da região de Manancial foi considerada um verdadeiro sucesso. Cerca de 500 pessoas, representando 200 associações e sociedades de moradores das cidades de São Bernardo e Diadema responderam ao convite do deputado estadual eleito Orlando Morando e compareceram à escola municipal Arlindo Miguel Teixeira, no Jardim Laura , região do Grande Alvarenga. Nem o sol forte e o calor intenso no último domingo, dia 09 de fevereiro, desanimaram os moradores que agora acham que vão conseguir um velho sonho, as escrituras de suas casas depois de muitos anos de luta.
A assembléia organizada pelo deputado estadual eleito Orlando Morando reuniu também lideranças políticas locais e de Diadema, além de representantes da prefeitura de São Bernardo. Foi ainda criada uma comissão de trabalhos com representantes da sociedade civil organizada assim representada: Orlando Morando Jr., deputado estadual eleito, os vereadores de São Bernardo Ramos de Oliveira e Laurentino Hilário, os vereadores de Diadema Eliete Menezes e Manuel José Silva (Adelson), os representantes da Prefeitura de São Bernardo Ademir Silvestre (Coordenador de Ações Comunitárias), Osmar Mendonça (Secretário Municipal de Habitação e Meio-ambiente) e Edinho Montemor (Secretário Municipal de Esportes), além de três líderes comunitários José de Oliveira do Jardim dos Pinheiros, Luiz de Deus do Jardim Senhor do Bonfim e Raimundo Barbosa do Parque Hawai.
A partir desta semana, a comissão irá organizar sete assembléias regionais: Alvarenga, Alto Alvarenga, Riacho Grande, Pos-Balsa, Battistini, Ipanema, Represa. O objetivo é mobilizar toda a população para sensibilizar os governos federal e estadual. Um grande abaixo-assinado já está circulando pelas duas cidades. Ele será levado pela comissão para as reuniões que o deputado eleito Orlando Morando está pleiteando junto aos Ministros Olívío Dutra e Márcio Thomas Bastos, das Cidades e da Justiça respectivamente e com o Governador de São Paulo, Geraldo Alckmin.
“Estamos há mais de dez dias esperando uma resposta dos dois ministros, mas nada vai nos impedir de levar essa reivindicação á Brasília e ao Palácio dos Bandeirantes. A população do manancial não é invasora, ela comprou pelo terreno, paga IPTU já tem grande parte da infra-estrutura instalada, como água, luz, asfalto e calçadas ecológicas e rede coletora de esgoto. Três bairros já estão pagando a estação de tratamento de esgoto. Agora só falta a escritura dos imóveis para muitas famílias”, finaliza o deputado Orlando Morando que preside a comissão formada.
|