Cerca de 90 pessoas iniciaram uma invasão na noite do dia 2 de agosto a uma área pública da Prefeitura de São Bernardo, localizada na Av. Juscelino Kubitscheck com a Av. Plínio Barreto, no Jardim Continental. A ação rápida da Guarda Civil Municipal, após recebimento de uma ligação anônima para a Central de Operações evitou que o grupo se instalasse no local.
No momento em que o efetivo policial foi acionado, com o apoio da Polícia Militar, havia pessoas iniciando a demarcação de algumas áreas com estacas. Ao todo, foram deslocadas seis viaturas da Guarda Municipal e outras sete da Polícia Militar para auxiliar na operação . “Após um diálogo e a postura firme e prudente das autoridades, os ocupantes se retiraram da área sem causar maiores problemas”, disse o coronel Antônio Branco, comandante da Guarda.
De acordo com as informações, o diálogo pacífico possibilitou que ninguém se ferisse com a saída imediata dos envolvidos, que se dirigiram para Diadema. Duas viaturas da Guarda Municipal de Diadema acompanharam a dispersão das pessoas, que em sinal de protesto, queimaram a ponte de madeira que fazia ligação entre as duas cidades.
Na ocasião, os ocupantes não quiseram se identificar e afirmaram não pertencer a nenhum tipo de movimento. “A grande maioria era de Diadema mesmo”, ressaltou Branco.
Após o incidente, a Guarda Municipal de São Bernardo registrou boletim de ocorrência de número 7108/2003, de natureza esbulho possessório consumado, no 3o DP da cidade. A área em questão está sendo monitorada por rondas constantes da Guarda Municipal.
|