Após nossa publicação, no Caderno de Tecnologia, no dia 15 de abril, sobre o novo slogan e logomarca da TIM e da nova filosofia da operadora de telefonia, comentários, telefonemas e e-mails, davam conta de problemas variados dos usuários com essa operadora.
Dentre elas, destacavam-se as reclamações com relações a créditos de pré-pagos, serviços cobrados, mas não adquiridos, cobrados e não entregues e o atendimento deficiente da TIM.
O que mais chamou a atenção foi para o caso de "Sumiço de Créditos" nos celulares pré-pagos. Por ser um problema que atinge, diretamente, o 'bolso' dos consumidores, achamos por bem fechar a investigação da matéria nesse tema.
Dos casos que investigamos os que se destacaram foram os de usuários que adquiriram pacotes da TIM, mas não tinham os serviços entregues, no pacote de voz, internet ou SMS, ou, ainda, em parte deles ou em sua totalidade.
No site "Reclame Aqui" (https://www.reclameaqui.com.br), encontramos, nos meses de março e abril, diversas reclamações que tratam do tema abordado nessa matéria dentre as mais de 120 mil registradas.
Em uma delas, sob o título "Roubo de créditos", um usuário de Santo André-SP, fez a seguinte reclamação em 26 de abril:
"Ha muito tempo sou cliente dessa empresinha e [editado pelo Reclame Aqui] de créditos é comum, porem desta vez passaram dos limites.
Em 20/04 coloquei 35 reais de credito e já tinha mais 5 , totalizado 40 reais. O mesmo instante os créditos caíram pra 24 reais e ativei uma promoção chamada TIM PRE 150 onde vc recebe uma franquia de 100 minutos de ligações, mensagem ilimitadas e 150 MB de internet. A promoção foi ativada e para minha surpresa no outro dia tinha sumido tudo na minha linha e começaram a tarifar minhas ligações por minuto como se eu não tivesse franquia alguma. Tentei ligar lá e pra variar ou estava sem sistema ou os atendentes te tratam como retardada e desligam o telefone na sua cara.
No dia 22/04 para não ficar sem falar, pois trabalho com este tel, ativei na promoção TIM PRE 150 novamente, recebi a msg com a ativação e adivinha? ??? Os créditos evaporaram novamente.
Liguei mais umas 10 vezes na Tim e quando finalmente tinha sistema pra me atenderem a desaforada da atendente disse q eu usei as 2 franquias toda em 3 dias, o que não procede (basta analisarem o extrato de minutos usados que consta no site), abriram uma reclamação para resolverem em 24 horas. E como sempre nunca resolveram. Essa empresa é composta por uma [editado pelo Reclame Aqui] que Furta seus clientes na cara dura.
35 reais não é nada para tanto alarde, porém desta vez irei até Comissão Interamerica de Direitos, caso o Ministério Público e a Justiça Brasileira não puna severamente esse bando de [editado pelo Reclame Aqui]
Porque infelizmente a Anatel não resolve nada.
Quero uma solução para o meu problema".
Em outro, sob o título "Cobrança por serviço não utilizado", um usuário de Florianópolis-SC, fez a seguinte reclamação em 26 de abril:
"Contratei o plano pré-pago TIM PRE 150. Faço o acompanhamento do consumo dos meus créditos com uma certa frequência, e percebi uma cobrança indevida (serviço infinity recado não utilizado no dia 22/04/2016).
Entrei em contato ontem (25/04/2016) com a TIM através do *144 e relatei o ocorrido ao atendente, protocolo: 2016230962739. A pessoa que me atendeu informou que estava solicitando o ressarcimento e que no máximo em 4 horas, o valor seria devolvido.
Hoje ao consultar novamente meus créditos, percebi que o valor, que me foi cobrado indevidamente, não foi ressarcido.
Apesar do valor ser mínimo (menos do que R$1,00), acho um absurdo ter que ficar controlando os gastos para não ser trapaceado pela empresa.
Na realidade, a empresa deveria demonstrar a cada cliente todos os meses (através de um extrato impresso por exemplo, enviado por correio), que cobrou apenas pelos serviços prestados. E não o contrário, como de fato está ocorrendo.
Outro absurdo, é entrar em contato com o serviço de atendimento da empresa contratada, registrar a reclamação, ser informado que o problema será resolvido e ter que recorrer (com certa frequência) a serviços de apoio ao consumidor para ter seu problema de fato resolvido".
Em mais um, sob o título "TIM PRE 150 - O PACOTE DE SERVIÇOS DA PROMOÇÃO NÃO COMPLETA OS 7 DIAS E A TIM CORTA O SERVIÇO", um usuário de Salvador-BA, fez a seguinte reclamação em 26 de abril:
"ADERI AO TIM PRE 150, E IDENTIFIQUEI QUE MESMO TENDO PACOTE DE DADOS, SMS E VOZ DISPONÍVEL E DENTRO DA SEMANA DA CONTRATAÇÃO, A TIM ESTÁ BLOQUEANDO. SOLICITO UM RETORNO, ASSIM COMO O RESSARCIMENTO DESSE PREJUÍZO!"
Outra reclamação, sob o título "TIM PRE 150", um usuário de São Paulo-SP, fez a seguinte reclamação em 26 de abril:
"Na data de hoje fiz uma recarga de R$ 15,00 (26/04/2016 ás 08:59), assim que recebi a msg da recarga efetuada ativei a promoção TIM PRE 150 (que me da torpedos ilimitados, 100 minutos e 150 MB de internet por 7 dias - R$ 7,00), foi debitado o valor dos meus créditos e também recebi a msg com a confirmação da minha solicitação (26/04/2016 ás 09:00), porem no mesmo minuto (26/04/2016 ás 09:00) recebi outra msg informando que usei 100% da minha franquia de internet e não consigo utilizar o pacote. Liguei na central de atendimento, e o atendente me orientou a desligar o celular por aproximadamente 5 minutos, pois o sistema não havia ainda atualizado, fiz isso, porém não voltou a funcionar, retornou o contato e falei com o atendente Henrique, o mesmo informou que no sistema consta realmente que ja foi utilizado todo o pacote e informou que este pacote e por volume utilizado e dependendo do site pode atingir a franquia (mesmo eu deixando claro que foi no mesmo instante que recebi a msg da confirmação da promoção que recebi a msg informando que utilizei 100% da franquia). Foi aberto um protocolo 2016231973472 com prazo de até 5 dias ÚTEIS para um retorno. Extremamente insatisfeita, tenho todos as mensagens no meu celular para conprovar os horários e gravei as ligações que fiz no atendimento TIM. Solicito apoio nesta queixa. Grata, Tatiane Barbosa"
Mais uma reclamação, sob o título "Não consigo ligar para outra operadora", um usuário de Linhares-ES, fez a seguinte reclamação em 25 de abril:
"Me cadastrei no tim pre 150. Tenho 100 min para falar com qualquer operadora, mas a partir de ontem não consigo mais falar com ninguém, falam que eu não tenho crédito para falar. Possuo ainda 88 min essa semana".
Mais uma reclamação, sob o título "TIMGANEI SUA BOBA!!!", um usuário de Osasco-SP, fez a seguinte reclamação em 24 de abril:
"Bom dia!
No dia 16/02/2016 entrei em contato com a TIM para reclamar das cobranças indevidas feitas em minha linha desde o dia 14/01/2016. Possuo o plano TIM PRE 150 onde a cada 7 dias é cobrado R$ 7,00 o que dá direito a 100 minutos de ligações, SMS e internet por 7 dias, porém, diariamente estava sendo cobrado R$1,00 sempre que acessava a internet ou mandava SMS, ou seja, era cobrada 2 vezes (R$7,00 por semana e R$1,00 por dia!!!). Só percebi isso, pois costumava colocar R$15,00 de créditos para usar a cada 15 dias, mas quando era para a promoção ser renovada não renovada, pois, não havia saldo suficiente!
Entrei liguei no *144 e o atendente Caio registrou meu relato e me pediu o prazo de 5 dias úteis para que a TIM entrasse em contato com uma posição.
Pois bem, desde esta data aguardo o contato da TIM, mas até o momento não recebi uma ligação. Por este motivo desde esta data também não inseri créditos na linha, pois, minha reclamação era justamente a cobrança indevida de créditos, portanto não podia permitir que a TIM continuasse sugando meus créditos.
Como possuo uma linha na operadora Vivo estou usando somente esta linha, mas não acho justo o que a TIM fez, pois, também tenho este número e preciso falar com meus contatos da TIM, portanto, hoje como cansei de esperar resolvi ligar no SAC e cobrar uma resposta, mas a atendente Tainara que me atendeu sob o nº de protocolo 2016 228 045 567 informou que estava com problemas no sistema e não poderia atender minha solicitação e pediu que retornasse o contato mais tarde".
Outra reclamação, sob o título “Pago, mas não tenho o direito de usar...", um usuário de Imperatriz-MA, fez a seguinte reclamação em 20 de abril:
"Sou usuário da TIM a muitos anos, e recentemente migrei do infiniti pré, para o tim pré 300... até então nunca tive problemas com o plano anterior, mas a dor de cabeça começou no dia em que migrei. Fiz a recarga e somente quase 48 horas depois de efetuar a recarga foi que pude usar os serviços.
Na segunda recarga aconteceu praticamente a mesma coisa, foi cobrado o plano, mas somente mais de 24 horas foi que pude usar os serviços do plano.
Aliás o plano me oferece 3 serviços para serem usados durante uma semana, mas só usei 2 porque o terceiro já encerrou os sete dias e não usei a internet (300 megas) porque não me foi disponibilizado.
E o pior de tudo, é que eu pago pelo serviço e não posso usufruir se eu não tiver créditos ativos. Olha o absurdo você paga, mas não pode usar...
Fica a pensar nas pessoas que tem pouca instrução e não tem condições de ir atrás das informações, vão ser usurpados toda semana. Pois pensam que só colocando o credito do plano escolhido é suficiente.
E o coitado que tem o dinheiro contado pra por o crédito só no valor do plano, vai perder o dinheiro se não tiver a informação de que é obrigado a ter credito ativo pra usufruir o tim pre 150, 300, 500... como quase ocorreu comigo... fiquei 2 dias dos 7 a que tenho direito de usar o plano pq não sabia que tinha de ter credito ativo...e o pior que a internet prometida pelo plano, acabou a validade do plano e não me foi disponibilizada".
Mais um caso, sob o título "Ativei o plano Tim pre 150 mas não consigo usar a internet", um usuário de Londrina-PR, fez a seguinte reclamação em 16 de abril:
"Mudei meu plano do infinity pré para o Tim pré 150 no dia 08/04/2016 e até hoje (8 dias depois) não consigo usar a internet.
No dia 08 recebi uma ligação de um funcionário na Tim oferecendo esse plano (Tim Pré 150) achei interessante por ter 100 minutos para qualquer operadora e então resolvi aceitar, no momento da ligação tinha pouco mais de 1 real de crédito, então fiz uma recarga de 15 reais minutos depois e já foi ativado o novo plano, porém toda vez que preciso acessar a internet sou redirecionado para este site:
wcad.tim.com.br/Portal_Captive/staticfiles/html/saldo.html
onde diz que estou sem créditos e que é preciso fazer uma recarga, pois bem depois de cobrado os R$7 e ativado o plano fiquei com um saldo de R$ 9,32, liguei no *144 já algumas vezes mas alguns teimam em dizer que estou sem crédito, outros dizem que a região está com problemas técnicos, etc... fato é que no dia 08/04/2016 foi cobrado mais R$7 para a renovação do plano ou seja ainda tenho R2,32 de saldo e mesmo assim sou redirecionado para a página supracitada e até hoje não consegui acessar uma vez sequer internet".
Mais uma reclamação, sob o título "Sem saldo", um usuário de Santa Luzia-MG, fez a seguinte reclamação em 23 de março:
"Tenho um plano da Tim Tim Pre 150. Coloquei 10,00 de créditos no dia 21/03/2016 as 19:43:45 automaticamente verifiquei e meu saldo era de 3,01 conclusão os 7,00 do referente ao plano tim pre foram debitados. Mais quando tento fazer uma ligação fala que não tenho saldo passa 30 segundos já me enviam uma mensagem para adiantar meus créditos colocando 5,00. Quero entender por qual motivo não tenho saldo sendo que o plano eu tenho 100 MINUTOS DE LIGAÇÕES. E tem mais coloquei dia 21/03/2016 e os dias estão passando o que será feito. Aguardo retorno"
Aqui apresentamos alguns exemplos, de reclamações, que selecionamos dentre alguns ‘milhares’ no site do Reclame Aqui. Fechamos nossa pesquisa no caso do TIM PRÉ 150 devido ao exemplo principal que norteia essa reportagem, mas existem muitos outros parecidos, porém com produtos diferentes da mesma operadora.
Vamos descrever agora o caso que acabou por ser o que acompanhamos, desde seu início até sua solução. O caso em questão ocorreu com o Editor Chefe do jornal @HORA e, devido a toda a sua experiência em jornalismo investigativo, coletou informações e imagens que pudessem comprovar, sem margem de dúvida, toda a situação e as dificuldades na solução.
Como tudo começou
O editor chefe do jornal @HORA, Vicente Barone, utiliza uma linha celular da TIM para contato com outros colaboradores do jornal, gráfica, distribuição, sucursais em outras cidades ou estados além da internet. De acordo com Barone, que é um usuário TIM há vários anos, a operadora não era muito boa e tinha muitas falhas de sinal, porém, desde o ano passado, o sinal ficou excelente na localização da sucursal do jornal, na Baixada Santista, e a internet 4G era a melhor entre as operadoras. A partir de 2015, então, passou a utilizar a TIM como operadora para efeito comercial. Entretanto não optou por ter uma conta pós-paga, preferindo manter as linhas no sistema pré-pago e utilizar pacotes oferecidos ela operadora que mostravam ser mais adequadas economicamente trazendo uma melhor relação custo/benefício além do controle do uso para as linhas que possue.
No último dia 18 de abril, para uma de suas linhas, contratou o serviço TIM PRÉ 150. Na conta havia crédito de R$26,73. O valor do plano, R$7,00 foi descontado dos créditos e recebeu uma confirmação da ativação do plano via SMS. Para confirmar, ligou para o atendimento em *144 e confirmou, pelo longo menu de atendimento automático, que o plano estava realmente ativado na linha. Como de hábito, pois Barone é detalhista nesse tipo de aquisição online e para se proteger de problemas futuros, teclou, no celular onde havia ativado o plano, o código *222#, obtendo a confirmação dos créditos válidos e confirmando assim o desconto dos R$7,00 (veja abaixo).

Tudo confirmado e plano ativado, Barone tenta efetuar uma ligação para a gráfica utilizando o plano que acabava de contratar e receber a confirmação de pagamento e ativação. SURPRESA! Recebeu uma mensagem de voz que para completar a ligação ele deveria efetuar uma recarga. Estranhando a informação fez todo o procedimento para confirmar seus créditos válidos e tentou nova ligação, agora para seu editor adjunto e, novamente a mesma informação de que deveria efetuar crédito para completar a ligação, tentou, então, enviar um SMS, sem sucesso e foi utilizar a internet, mas estava inoperante, nem sequer “logava”. Em outro celular da TIM, no mesmo lugar, a internet funcionava. Pensando ser um problema de atualização, desligou o celular, retirou a bateria, aguardou um tempo, recolocou a bateria e ligou o celular e.... Nada!
Veja as telas de confirmação de ativação do plano TIM PRÉ 150 enviados pela TIM, via SMS, às 20:53 do dia 18/04/2016.
Ligou, então, para o atendimento, recebendo, na primeira vez, informação que o sistema estava fora do ar e que deveria ligar mais tarde. Depois de alguns minutos voltou a ligar e uma nova atendente informou que algumas vezes o sistema demora a para atualizar, aconselhando-o a desligar o celular e retirar a bateria e voltar a ligar o aparelho após 5 minutos. Feito, novamente, todo o procedimento indicado, nada ocorreu, tudo permanecia como antes, nada de ligações, SMS ou internet.
Voltou então a ligar para o atendimento da TIM, agora para registrar uma reclamação e durante isso, solicitou do atendente que lhe confirmasse seus créditos recebendo a mesma informação que tinha do código digitado no celular (*222#), do valor dado pelo atendimento automático, e do aplicativo "Meu TIM", ou seja, que tinha créditos válidos até 24 de abril no valor de R$19,73. O atendente registrou a reclamação e informou que a resposta seria dada em 5 dias ÚTEIS. Confrontando o atendente sobre a fato de que a validade do pacote adquirido era de 7 dias corridos e um dia já havia sido perdido e de como ficaria a reposição do prazo desse caso, o atendente disse que nada poderia fazer, pois a questão seria analisada no período informado.
Na reunião de pauta dos editores adjuntos, do mesmo dia, 18, o editor chefe foi informado das várias reclamações que chegavam na redação e que foram encontradas outras milhares em órgão de proteção ao consumidor, além de que uma matéria sobre essa situação de mercado seria importante para os leitores. Barone então liberou nossa editoria para iniciar uma investigação e autorizou que somente fosse utilizado seu caso como base para verificar a veracidade de tantas reclamações, protegendo os demais leitores em sua privacidade. As reclamações utilizadas nessa reportagem foram publicadas na internet no site Reclame Aqui. As que foram encaminhadas ao jornal receberam comunicação, via e-mail, de que a matéria sobre o caso seria publicada além de um relato de como deveriam proceder para terem seus direitos respeitados.
Ao verificar no site da TIM, no dia 19, na página do "MEU TIM" foi capturado o resultado abaixo:
Percebeu-se, então, que as informações de CRÉDITOS VÁLIDOS, nas diversas plataformas de informação da TIM não eram iguais.
Em contato com a assessoria de imprensa da TIM, foi colocado o caso exemplo e as informações levantadas, sendo solicitado, pela assessora, envio de e-mail com os questionamentos. A edição estava programada para a quarta-feira, 20, mas por solicitação da assessoria de imprensa da TIM, foi transferida para o domingo, 24, sob a alegação de que não haveria tempo hábil para verificar o ocorrido, entretanto, na sexta-feira, 22, dia do fechamento, nenhuma informação da TIM havia retornado. Em novo contato, descobrimos que a assessora que estava nos atendendo havia entrado em férias. Fizemos, então contato com outra assessora que solicitou que encaminhássemos, novamente, o e-mail com os questionamentos e pediu mais prazo para a resposta. A matéria, então, era novamente adiada, agora para hoje, 27 de abril.
No dia 25 foi capturada nova imagem descrevendo qual era o saldo em créditos e comprovando que havia sido realizado novo dédito de R$ 7,00 pela renovação do plano TIM PRÉ 150 e a data de validade dos créditos foi alterada para 1º de maio de 2016. No atendimento automático do *144 e por meio do atendente a informação era a mesma.

Após os cinco dias úteis, houve um retorno da TIM ao usuário reclamante. De acordo com a atendente, que se identificou como sendo do setor de qualidade, o problema de nosso editor não poder efetuar ligações, utilizar internet ou enviar SMS, foi ocasionado por seus créditos, apesar de existentes, não estarem válidos (ativos). Questionada pelo fato dos débitos (um no dia 18 e outro, de renovação, no dia 24) terem ocorrido e do pacote TIM PRÉ 150 ter sido ativado e de todas as confirmações mostrarem que os créditos eram válidos (ativos) e de não poder utilizar nenhum dos serviços do pacote comprado e pago, disse a representante da TIM que era assim mesmo, mas em total "EXCEPCIONALIDADE" os R$7,00 descontados no dia 18 estavam sendo devolvidos e foi dada uma validade prorrogada até dia 2 de maio com a possibilidade de utilizar o plano contratado, para tanto foi realizado um crédito de R$1,00 pela TIM. Questionada sobre o fato de que haviam sido causados danos materiais e morais, a atendente informou que caso o cliente ainda não estivesse satisfeito com a solução poderia procurar outros meios que achasse necessários.
Novas telas foram capturadas e, novamente dúvidas são criadas. Na primeira tela, capturada do aplicativo "APP MEU TIM" para celulares, o valor dos créditos são de R$ 20,77 que corresponderiam à devolução dos R$ 7,00 da primeira cobrança mais R$ 1,00 que a TIM creditou para prorrogar a data de vencimento, de acordo com eles, dos créditos válidos, porém ficou a dúvida com relação à data de validade que é diferente das demais apresentadas. No aplicativo a data de VALIDADE está indicada como sendo em 01/07/2016, diferente das outras comentadas anteriormente que apresentam como VALIDADE em 02/05/2016 (ver a segunda imagem na sequência), porém, na segunda imagem obtida pelo *222# o saldo é de R$ 17,77, ou seja, R$ 3,00 a menos que foram descontados sem se saber a origem, além da data de VALIDADE ser diferente como mencionado acima. Ainda no aplicativo mostrado que a última recarga teria ocorrido em 17/12/2015 o que não é verdade, pois a última recarga havia sido realizada em março de 2016.


INFORMAÇÃO ADICIONADA EM 28/04/2016
Após a publicação da matéria em 27/04/2016 no caderno de economia da jornal @HORA, na sessão de Direitos do Consumidor, o editor chefe capturou, no dia seguinte, 28, as imagens abaixo. Além dos R$ 3,00 anteriores, agora foram descontados outros R$ 3,90 sem nenhuma comprovação via e-mail ou SMS. O absurdo continua e os CRÉDITOS continuam sumindo sem explicação!
As correções que a assessoria de imprensa informou que teriam sido realizadas não foram e as dúvidas e ambiguidade na informação da VALIDADE dos créditos permanece.
O caso, apesar de fechado, não atendeu às expectativas do cliente. Seus prejuízos sequer foram mencionados ou tratados, demonstrando total desinteresse nas causas e efeitos protagonizados pelos erros da operadora de telefonia celular TIM.
Abaixo transcrevemos a resposta encaminhada pela assessoria de imprensa da TIM, ontem, 26, por e-mail (após a solução, para a TIM, do caso com o usuário exemplo nessa matéria) aos questionamentos realizados e à posição quanto ao problema técnico que informa os créditos válidos:
"Soube pela área técnica e TI que foram corrigidas as informações divergentes entres os aplicativos utilizados para aferir o saldo.
Reforço nosso total interesse em tratar pontualmente cada caso de leitores, também nossos clientes, que tenham relatado algum tipo de demanda conosco.
Em relação aos questionamentos, seguem abaixo os esclarecimentos.
O problema é técnico / sistema?
A regulamentação da Anatel informa que o prazo de utilização dos créditos é de 30 dias. Portanto, no caso do cliente Vicente Barone o prazo expirou em 4 de abril. A área de Qualidade da operadora, por liberalidade, estendeu o prazo de utilização dos créditos do cliente.
Os consumidores serão ressarcidos nos tempos dos pacotes adquiridos e que não puderam utilizar?
Quando há comprovação de falha na cobrança comprovada, de acordo com o Regulamento Geral de Direitos do Consumidor de Serviços de Telecomunicações, os clientes são ressarcidos.
Existe um prazo para solução do problema técnico que atinge alguns usuários TIM?
Os prazos são informados conforme natureza da situação relatada.
Como devem proceder os usuários com casos semelhantes?
Em caso de qualquer dúvida ou esclarecimento, o cliente deve entrar em contato com o Centro de Relacionamento com o Cliente discando *144 do próprio celular ou 1056 de qualquer telefone".
O Procon informou que, nos últimos anos, cresceu o número de reclamações contra as operadoras de celular. No caso em questão, o órgão, após denúncia, contataria a operadora para tentar uma conciliação, mas deixa claro que a cobrança e não entrega do serviço é prevista na lei 8.078 (Código do Consumidor).
Advogados especializados em Direitos do Consumidor deixam claro que é importante entrar com ação junto ao poder judiciário. Como, na maioria dos casos, os valores de indenização não são expressivos, o Juizado Especial de Pequenas Causas é o melhor caminho e, neste juizado, não há a necessidade de ter um advogado e, caso chegue a uma audiência, um advogado será nomeado (justiça gratuita) para acompanhar o reclamante. Foi dito, ainda, que a cobrança de valor e a não entrega do serviço contratado, pode ser caracterizado como crime, artigo 171 do CPP (Código de Processo Penal).
A Anatel não retornou aos nossos contatos até o fechamento da edição.
O MP - Ministério Público afirmou que denúncia poderia ser oferecida via carta, internet ou pessoalmente no MP da localidade onde reside o reclamante e que, caso procedesse, seria iniciada uma investigação.
O conselho dessa coluna:
1. Identificado o problema, faça prints de telas, vídeos e fotos, além de outros documentos para que sirvam para comprovação posterior;
2. Ligue para o atendimento da operadora e faça sua reclamação e solicite o protocolo. Solicite também a gravação de todas as vezes que ligou para o atendimento da operadora desde o início do problema;
3. Caso não tenha uma solução para o caso, faça uma reclamação junto à ANATEL, via o site do órgão;
4. Caso ainda não consiga uma solução, ou ela não esteja a contento, entre com uma ação na Justiça para pleitear seus direitos. Junte todos os documentos, fotos, vídeos, dentre outros materiais coletados na reclamação. Para fazer uma reclamação no Juizado Especial de Pequenas Causas é preciso ter a razão social e o endereço da operadora. Esses dados são facilmente localizados na internet.
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