A equipe de levantamento de peso do Brasil conseguiu seu objetivo nos Jogos Pan-Americanos de Santo Domingo. Com atletas jovens e com pouca experiência internacional, o objetivo no Pan 2003 era tentar melhorar as marcas pessoais dos atletas, quebrar recordes brasileiros e ao menos repetir a performance de Winnipeg, quando a melhor colocaçao do Brasil foi o sexto lugar com Edimilson Dantas.
Valdirene Laia conseguiu igualar sua melhor marca na soma do arremesso com o arranco fazendo 140 kg e ainda quebrou o recorde brasileiro de arremesso, com 62,5 quilos (a anterior era de 60kg), terminando na décima posição. Já Wellington Mendes igualou sua melhor marca, que é 245kg, ficando em sexto lugar, enquanto Rafaela Sebastião fez o mesmo e levantou 140kg,
acabando na sétima colocação. Quem não teve a mesma sorte foi Welisson Silva, que teve de abandonar a competição após sofrer uma contusão na região cervical. Na sua terceira tentativa na prova de arranco, o atleta cometeu um erro de movimento e a barra escapou, acertando-lhe a cabeça, quando ele tentava levantar 117,5kg. Apesar do susto, o levantador não teve maiores problemas com a contusão. Ele foi examinado pelos médicos do COB e passa bem.
O presidente da Confederação Brasileira de Levantamento de Peso, David Gomes, ficou satisfeito
com o resultado de sua equipe. "Poderia ter sido melhor, mas ratificamos a nossa classificação em Winnipeg. Nós viemos para Santo Domingo com uma equipe juvenil, bem nova com apenas três, quatro anos de treinamento", revelou.
Para os próximos Jogos Pan-Americanos, no Rio em 2007, ele acredita em melhores resultados. "Daqui para frente este atletas devem melhorar sensivelmente, já que é um trabalho de médio a longo prazo. No Pan de 2007 esperamos uma melhora sensivel, já que no levantamento de peso um atleta para conseguir um pódio precisa de 08 a 10 anos de treinamento e experiência em competições", revelou o dirigente
O próximo passo da equipe de levantamento de peso será a busca de uma vaga no Jogos Olímpicos de Atenas. Em novembro ocorerrá o pré-olímpico mundial e em maio será realizado o pré-olímpico continental, no qual os brasileiros terão mais chances, segundo David.
|