A Microsoft pisou no acelerador em sua verdadeira missão para levar os usuários do Windows 7 e 8 para o Windows 10 nas últimas semanas, soltando o upgrade como um Update Recomendado.
Mas tome cuidado! A única ação que podia negar esse upgrade do Windows 10 antes – fechar a janela pop-up ao apertar no X no canto direito – agora conta como consentimento para a atualização. E, pior de tudo, a instalação pode começar automaticamente mesmo que você não faça mais nada.
São “negócios”, como diz aquele ditado, e isso está enganando muitos usuários felizes com o Windows 7 e 8 para migrarem para o Windwos 10. Na última semana, recebi mais mensagens de leitores sobre o assunto do que qualquer outra coisa em toda a minha carreira combinada. Mas além de apenas “pular etapas” com os usuários, esses upgrades forçados e sem consentimentos podem trazer outras consequências ainda piores.
“Temo que alguns usuários desabilitem o Windows Update como resultado. O que é um efeito colateral muito ruim”, afirma o VP de pesquisas da consultoria Directions on Microsoft.
E realmente é. O Windows Update entrega updates críticos para as máquinas com Windows, fechando burados no sistema e fechando a porta contra potenciais ataques. Manter o seu sistema atualizado é uma parte crucial de manter-se seguro na web moderna.
Usar esse método para empurrar o Windows 10 nas pessoas viola a confiança dos usuários para com o Windows Update. E, sim, algumas pessoas estão desabilitando o recurso em suas máquinas com Windows 7 e 8 para evitar upgrades indesejados para o Windows 10.
Pelo menos dois leitores que fizeram isso entraram em contato sobre o assunto comigo. Além disso, é possível encontrar vários outros parecidos no Reddit e em outros fóruns on-line.
Ironicamente, uma segurança melhor é um dos principais pontos de venda do Windows 10. Mas ao forçar o upgrade para o novo sistema, a Microsoft está fazendo o oposto, induzindo seus usuários a tomarem ações que deixam suas máquinas inseguras.