Comemoramos amanhã (25) 28 anos. E como todo adulto desta idade, entramos na fase do amadurecimento. E, também, na fase em que a estabilidade conta mais que as aventuras. Que as pessoas chegam para ficar, que deixamos de lado as paixões para solidificar, ainda mais, valores que levaremos para o resto da vida.
Aliás, o PSDB nasceu com um ideal forte desde os seus primeiros passos. Mas, como tudo na vida, nada é feito de unanimidade e pensamento único, a ponto de não haver divergências e até rompimentos. Faz parte do processo democrático do nosso partido. Com o passar dos anos, aqueles que não se identificam com o compromisso inicial de conciliar ética e política/ política e honra/política e mudança, vão desembarcando e encontrando outras estações para viajar.
O princípio, no entanto, que é o norteador de tudo, continua intacto. E a história política nacional, com a participação do PSDB, ninguém poderá sabotar ou manchar, possui muito mais relatos felizes que o contrário.
Fernando Henrique Cardoso, um estadista nato, de moral ilibada e caráter irretocável, foi o idealizador do Plano Real, que até hoje surte efeito positivo na "Res Pública". Além disso, é reconhecido mundialmente como homem público de primeira grandeza.
Mário Covas, figura que jamais poderá ser copiada, primava pela lealdade e desapego à notoriedade, pelo cuidado com o dinheiro público e a imposição da seriedade e competência em suas ações. Visionário e desbravador, fazia a diferença. Tanto que a fez. E provou isso no Estado de São Paulo.
Geraldo Alckmin, nosso governador, homem íntegro, que primeiro estudou a medicina e depois passou, do corpo humano para a compreensão do comportamento humano, e por meio da política solidificou os ideais de fraternidade e de um país mais igualitário. Com José Serra e Aloysio Nunes, o trio colocou a integridade, o trabalho e o conhecimento à frente da ambição pelo poder. Descobriram a política como instrumento de mudança.
Em nossa Cidade, a renovação de valores galga, aos poucos, mas solidamente, patamares mais elevados, com um grupo que sonha com a democracia limpa e a política como ciência para alcançar o bem-estar coletivo, econômico, social e moral. Celebramos nessa caminhada as lideranças de João Paulo Papa, Bruno Covas e do nosso prefeito, Paulo Alexandre Barbosa, que, com sua tenacidade e obsessão pelo trabalho, transforma a realidade da Saúde em Santos com a construção de dez novas policlínicas em apenas quatro anos – nunca a Cidade havia assistido a tal feito – além de três Unidades de Pronto Atendimento e a reforma e ampliação – esperada há décadas – do Complexo Hospitalar dos Estivadores.
Por fim, destacamos nosso compartilhamento das ideias do pensador Oscar Wilde: "Todos sabem fazer história, mas só os grandes sabem escrevê-la". E nós queremos escrever bons capítulos na política do País, de nosso Estado e da nossa querida Cidade.
* Juan Manuel Villarnobo Filho, "Mandy", economista e presidente do PSDB de Santos