O prefeito de São Bernardo, William Dib, na presença da primeira-dama, Marilda Dib, secretários, autoridades, médicos, enfermeiros e funcionários, inaugurou dia 11 de agosto, às 11h, a Unidade de Médio Risco e o Espaço Aconchego, do Hospital Municipal Universitário.
Com o início das atividades, o HMU passa de 122 a 142 leitos e capacidade de realizar mensalmente cerca de 600 partos - antes eram 400. “O aumento no número de leitos vai possibilitar um atendimento ainda melhor aos munícipes e nos torna cada vez mais responsáveis na busca incessante pela excelência da qualidade na área de saúde”, afirmou Dr. Dib.
Na Unidade de Médio Risco, ficarão os recém-nascidos que necessitarem de tratamento especial, por possuírem algum tipo de patologia. Para eles, estarão disponíveis 6 leitos. Além disso, a ampliação possibilitou o crescimento das duas salas de Pré-parto, no Centro Cirúrgico, que agora somam 7 leitos, equipadas com camas especiais e com espaço reservado para os acompanhantes das gestantes.
O Espaço Aconchego, localizado numa área de 150 metros quadrados, traz um ambiente claro e arejado para os prematuros e suas mães que participam do Método Canguru, que condiz com o conceito de humanização adotado pelo Hospital. Outra novidade fica por conta de um solarium arborizado, onde as mães poderão tomar banhos de sol com os bebês.
Segundo Dra. Marisa da Matta Aprille, coordenadora do Método Canguru, os próprios funcionários ajudaram a decorar o Espaço Aconchego. “Decidimos colocar a nossa marca. Vestimos aventais da manutenção e fizemos as pinturas nas paredes para tornar o ambiente especial”, orgulha-se.
Referência
O HMU é uma parceria entre a Prefeitura de São Bernardo e a Fundação ABC, assim como o Hospital Anchieta. Em maio, recebeu o selo de Hospital Amigo da Criança e, mais recentemente, o Prêmio Desempenho da Revista Livre Mercado 2002, na área de saúde governamental. “Nós transformamos a saúde pública de São Bernardo em referência para toda a região”, afirmou Dr. Dib.
Outros programas compõem os serviços prestados pelo hospital, tais como: Casa da Gestante, Banco de Leite Humano, assistência pré-natal, ambulatório, visita domiciliar e UTI equipada com os mais modernos aparelhos.
|