Praia Grande apresentou queda de 53,6% no número de vítimas fatais em ocorrências de trânsito entre os meses de janeiro a junho de 2016, em comparação ao mesmo período do ano passado. Em 2015 foram 41 casos contra 19 este ano. Também em queda, o número total de acidentes segundo dados do Infosiga (Sistema de Informações Gerenciais de Acidentes de Trânsito do Estado de São Paulo) foi de 1.108, representando uma redução de 7,5% em comparação ao primeiro semestre de 2015, que contou com 1.024 casos. Segundo a Secretaria Municipal de Trânsito (Setran), a redução está diretamente relacionada às ações de infraestrutura nas áreas de educação, fiscalização e sinalização que vêm sendo desenvolvidas na Cidade.
No quadro geral, o Município apresentou bons resultados em todos os tipos de ocorrências viárias no primeiro semestre do ano. O número de atropelamentos, por exemplo, passou de 43 para 36 casos; e de colisões frontais (tipo de colisão que mais mata, estatisticamente) passou de 33 para 12 no período.
Segundo o secretário de Trânsito municipal, Marcelo Afonso Prado, a projeção é que, até o final do ano, o número de acidentes de trânsito na Cidade apresente queda ainda maior. “Notamos que o número de acidentes não acompanhou o aumento de veículos emplacados na Cidade, frota que apresenta uma média de crescimento de 10% ao ano”.
Marcelo Prado destacou também as principais ações realizadas no Município. “Focamos nossas ações em três pontos principais. Primeiro engenharia de tráfego, com melhorias na sinalização, gestão e infra-estrutura viária em toda Cidade. Segundo, a fiscalização através dos Agentes de Trânsito e Guardas Civis Municipais de Trânsito, com auxílio da equipe na Central de Vídeomonitoramento. E terceiro, a educação de trânsito com atividades em escolas e locais de grande circulação de pessoas, priorizando a conscientização e o incentivo à gentileza no trânsito. Além disso, diversas obras viárias realizadas por esta Administração Municipal nos últimos anos como a remodelação da Avenida Ayrton Senna e o Viaduto no Bairro Samambaia também estão diretamente ligados com esta redução de acidentes”.
Prado destacou ainda que um dos princípios utilizados pela Prefeitura ao definir ações de melhoria viária é o de Pareto, estudo que aponta que 80% das consequências advêm de 20% das causas. “Identificando os principais pontos de acidentes e infrações, conseguimos solucionar grande parte dos problemas e, no caso do trânsito, salvar vidas e evitar que acidentes ocorram”.
Movimento Paulista
Outra ação voltada para a redução no número de mortes no trânsito é a parceria com o Movimento Paulista de Segurança no Trânsito. Praia Grande é um dos 15 municípios de São Paulo conveniados a esta iniciativa do Governo do Estado. Dentre as ações previstas no programa estão visitas de diagnóstico, definição de planos de ação e melhorias na infraestrutura viária, fiscalização e conscientização. A intenção dos levantamentos feitos dentro do movimento é mapear os acidentes e óbitos no trânsito do Estado e fornecer subsídios para que os Municípios possam elaborar e desenvolver políticas públicas e ações para alcançar a meta de reduzir pela metade as vítimas fatais nos acidentes de trânsito no Estado de São Paulo até 2020.
E dentre as ações previstas do projeto na Cidade estão a implantação do sistema viário binário (vias com mãos de direção alternadas) no trecho conhecido como Centro Expandido Boqueirão, com placas e semáforos; e implementando a sinalização de travessia de pedestres com faixas elevadas em diversos trechos da Cidade com grande fluxo de pedestres.
Reconhecimento
Em outubro, Praia Grande foi citada em matéria da Revista Exame, noticiando a redução dos acidentes de trânsito na Cidade, como um dos principais do Estado. Além disso, em setembro o Município foi destaque no Fórum Melhores Práticas em Segurança Viária, promovido pelo Governo do Estado, com o Projeto Ciclista Cidadão, que além de promover o cadastramento das bicicletas, ainda orienta os ciclistas sobre as normas de condução e convivência cidadã no trânsito.
|