A Volkswagen Brasil embarcou nesta terça-feira o primeiro lote do modelo Polo Sedan para a Alemanha, na primeira exportação da subsidiária brasileira para o país sede da montadora e para a Europa.
O lote inicial, 50 unidades, faz parte de um conjunto de 600 carros previstos para o lançamento do carro na Alemanha, no final de setembro, informou o gerente executivo de exportações da Volkswagen Brasil, Leonardo Soloaga.
"É o começo das exportações para a Alemanha, estamos negociando com outros mercados europeus, mas novidades só teremos entre o final deste ano e 2004", disse o executivo. Ele acrescentou que a unidade brasileira da montadora prevê exportar entre 3 mil e 5 mil unidades do modelo para o país-sede da empresa no ano que vem.
O Polo Sedan exportado é montado na fábrica de São Bernardo do Campo, no ABC paulista, e tem motorização 1.4 litro (gasolina e diesel) e 1.9 litro (diesel).
O carro foi lançado no Brasil no final do ano passado e é o terceiro modelo mais exportado da montadora, com 7.300 unidades de janeiro a julho. Os outros são o Gol, 40.400 carros, e Golf, 27.400 unidades. O principal mercado para a empresa é a América Latina, onde a montadora vende para países como México, Chile, Colombia, Equador, Peru e Guatemala. A Volkswagen Brasil exporta também o modelo hatch do Polo para o Egito, disse Soloaga.
Para 2003, a perspectiva da montadora é exportar 180 mil unidades entre veículos montados e desmontados (CKD), totalizando receita aproximada de 1,45 bilhão de dólares, informou a empresa.
|