O Fundo Monetário Internacional (FMI) reduziu levemente sua projeção de crescimento econômico global em 2003, de 3,2 para 3,1 por cento. O organismo manteve seu prognóstico para a economia norte-americana, mas reduziu as previsões para a Alemanha e a zona do euro, de acordo com um relatório obtido pela Reuters.
O esboço do relatório Perspectivas Econômicas Mundiais, que será apresentado na reunião anual do FMI e do Banco Mundial em Dubai em setembro, estima que a expansão mundial acelerará na segunda metade deste ano, alcançando 4 por cento em 2004.
O Fundo manteve sua previsão de crescimento dos Estados Unidos em 2,2 por cento este ano. Em 2004, o organismo vê um avanço de 3,6 por cento.
Para a Alemanha, o FMI cortou sua projeção para este ano, de alta de 0,5 por cento para zero. Em 2004, a maior economia da Europa deve crescer 1,5 por cento.
O Produto Interno Bruto (PIB) da zona do euro deve crescer 0,7 por cento, estimativa inferior à de 1,1 por cento feita anteriormente, em abril. No próximo ano, a economia da região deve avançar 1,9 por cento.
|