O ator José Lewgoy morreu na tarde desta segunda-feira aos 82 anos. Ele estava internado no Hospital Samaritano, no Rio de Janeiro, desde o dia 4 para tratar-se de uma infecção pulmonar. Segundo o boletim médico divulgado pelo hospital durante a manhã, seu estado geral piorou nas últimas 24 horas e ele estava sedado, respirando com a ajuda de aparelhos.
Lewgoy nasceu em Veranópolis, no Rio Grande do Sul, em 1920,filho de uma americana e de um russo. Formou-se ator de teatro na Universidade de Yale, Estados Unidos e começou a atuar nos anos 40. Sua estréia nas telas foi em 1948, em Quando a Noite Acaba, mas o reconhecimento do público veio com as chanchadas ao lado de Oscarito e Grande Otelo.
Ao longo de cinco décadas, Lewgoy participou de cem filmes - 84 produções nacionais e 16 internacionais -, 30 novelas e algumas minisséries e peças de teatro. Sua última atuação foi como uma padre na novela Esperança, da TV Globo, numa gravação em dezembro do ano passado
O ator fez Fitzcarraldo, do alemão Werner Herzog, e Terra em Transe, de Glauber Rocha, O Beijo da Mulher Aranha, de Hector Babenco. Em outubro do ano passado ele trabalhou no filme Tempestade Cerebral, de Hugo Carvana. À época disse: "Eu já tinha pensado em um nome para o filme, De Olhos Bem Fechados, mas outros o usaram", lamentou. A idéia havia sido antecipada por Stanley Kubrick.
|