São Bernardo vem se destacando, a cada ano, como uma das cidades brasileiras com a mais moderna frota ônibus. Na tarde de segunda-feira, 25 de agosto, a SBCTrans, concessionária do sistema de transportes do município, entregou à população oito novos microônibus, com capacidade para transportar até 40 passageiros. A cerimônia de entrega dos veículos aconteceu na Esplanada do Paço Municipal e contou com as presenças do prefeito William Dib, do presidente da Empresa de Transporte Coletivo de São Bernardo (ETC), Odilon Soares de Oliveira, da presidente da SBCTrans, Beatriz Setti Braga, de secretários municipais e vereadores da bancada de sustentação do prefeito na Câmara.
“O aumento e a renovação da frota resultam na melhoria da qualidade do transporte público, beneficiando diretamente o trabalhador”, avalia Dr. Dib. A frota municipal de São Bernardo conta atualmente com 360 ônibus. A idade média dos veículos é de cinco anos.
A SBCtrans pretende entregar ao município, em outubro, mais 15 microônibus, além de oito ônibus híbridos – sistema baseado em uma combinação de motor a diesel, gerador elétrico e conjunto de baterias –, e dez articulados, até o final do ano.
De acordo com o presidente da ETC, os ônibus híbridos contam com degraus rebaixados, para facilitar o acesso de portadores de deficiências, idosos, crianças e gestantes. Os degraus ficam a 28 cm de altura das calçadas – nos tradicionais são 45 cm. Cada veículo possui espaço reservado para duas cadeiras de roda.
A tecnologia dos híbridos, desenvolvida pela Eletra Industrial, reduz em até 70% a poluição e gera economia de 30% nos custos operacionais, segundo a empresa. A energia dos híbridos é fornecida por um conjunto motogerador composto por alternador ligado a um motor de combustão interna e por um conjunto de baterias que acumulam a energia elétrica que será utilizada nos momentos de alta demanda – como nas subidas, por exemplo. O veículo dispensa rede elétrica aérea e recarga de baterias. A tecnologia dos híbridos, idealizados em 1998, é brasileira e inédita no país e na América do Sul.
A ETC é a autarquia municipal que gerencia o sistema de transportes do município, com a fiscalização das linhas, paradas de ônibus, itinerários e cumprimento dos horários de partida e chegada.
|