O projeto Núcleo Digital Solar (NDS) vai levar a internet às comunidades rurais isoladas do país, povoados que vivem até hoje sem energia elétrica.
O projeto é obra do Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Energias Renováveis (Ider), e tem como missão, além do acesso a novas tecnologias e à web, a capacitação de jovens da área rural em informática. O primeiro núcleo foi inaugurado no dia 18 de agosto na comunidade de Almécegas, que reúne aproximadamente 600 pessoas e pertence ao município de Trairí, interior do Ceará.
O Ider prevê a expansão deste projeto dentro dos próximos três anos. Cada NDS usará energia solar fotovoltaica para a eletrificação da escola pública local e terá um laboratório de informática.
O NDS de Almécegas conta inicialmente com três computadores (serão cinco) e uma impressora; o acesso à web é fornecido em parceria com o Instituto Telemar. A escola onde foi instalado, Santa Luzia, ganhou duas novas salas de aula e será usada também como centro de atividades sociais. O Ider ainda está treinando 10 monitores locais, que irão ministrar cursos de informática para o restante da população local
|