Ronaldo disputa a eliminatória para a Copa do Mundo de 2006 a partir de domingo disposto a alcançar a marca de Pelé em gols pela seleção brasileira. Jogador consagrado e premiado, o atacante do Real Madrid se motiva colocando metas em sua carreira.
Em 70 jogos pela seleção principal do Brasil, Ronaldo, que completa 27 anos em 22 de setembro, marcou 46 gols. Ele tem também seis gols em oito partidas com a equipe olímpica.
O número de gols a ser batido é 95. Este é o número de vezes que Pelé balançou as redes com a camisa brasileira, em 104 jogos, de acordo com os números da Confederação Brasileira de Futebol (CBF).
"Quero me aproximar do Pelé e isso já é uma grande motivação para mim (nas eliminatórias). Nós, jogadores, encontramos motivação no simples fato de jogar futebol, mas eu particularmente tenho meus objetivos", disse Ronaldo nesta segunda-feira, ao anunciar acordo para ser garoto-propaganda do Carrefour.
O atacante já conseguiu igualar o número de gols de Pelé em Copas do Mundo -- 12 no total.
Ronaldo se apresenta ao técnico Carlos Alberto Parreira na terça-feira, quando começam os treinos na Granja Comary, em Teresópolis, para os jogos contra a Colômbia, no domingo, e contra o Equador, no dia 10.
O atacante pretende se aproximar de Pelé em gols pela seleção marcando 12 ou 13 gols nos 18 jogos pela eliminatória sul-americana. Pelo Real Madrid, ele quer fazer mais de 35 gols na temporada.
"Fiz uma meta, uma aposta comigo mesmo. São maneiras de me motivar", explicou o atacante.
Ronaldo é um dos atletas mais badalados no futebol. Três vezes eleito o Melhor Jogador do Ano pela Fifa, o atacante tem como principais títulos a Copa do Mundo de 1994 e de 2002, quando foi o artilheiro e marcou os dois gols na vitória por 2x0 sobre a Alemanha na final.
GARROTO-PROPAGANDA
A fama dentro de campo rende muitos frutos aos cofres do jogador. A parceria com o Carrefour do Brasil é a terceira de Ronaldo, que tem acordos com a Ambev e a Nike, ainda discute uma renovação de contrato com a TIM e está em negociação com a Siemens.
Se ele se sente confortável na posição de garoto-propaganda? "Eu velo muito bem essa situação, não me atrapalha em nada", disse ele, sorrindo.
Mas tem um acordo que incomoda Ronaldo -- o Real Madrid também ganha porcentagens com seus contratos. Para assinar com o clube espanhol, o jogador teve que aceitar esta condição, e agora tenta diminuir esse percentual.
O jogador não revela a quanto o Real Madrid tem direito. "O Real vai ficar com um percentual qualquer", despistou ele sobre o acordo com o Carrefour, que também não teve as cifras divulgadas.
Ronaldo admite a mercantilização no futebol. Questionado sobre o campeão da Copa do Mundo ter que disputar a eliminatória, ele respondeu:
"Prevaleceu o comércio que está hoje o futebol, a seleção brasileira vende muito...Mas vamos encarar (a eliminatória) com profissionalismo."
Apesar de nunca ter disputado um jogo de eliminatória, o atacante prevê dificuldades para a seleção brasileira, assim como aconteceu no Mundial de 1994 e do ano passado, em que o time só conseguiu a classificação no último jogo.
"A eliminatória tem muitos jogos e pode ter momentos em que a seleção não vai jogar bem. Mas, se for apertado e tiver um final feliz, vai valer a pena", disse.
EM FAMÍLIA
Durante os treinos na Granja Comary, Ronaldo poderá se encontrar com a mulher Milene Domingues, convocada para disputar o Mundial de futebol feminino.
A seleção feminina começará seus treinos meia hora antes dos homens, mas não ficará concentrada na Granja, mas em um hotel.
"Fico feliz por ela, mas a gente não vai treinar junto, não vai tomar banho junto. É uma situação normal", comentou o jogador, que tem um filho, Ronald, de três anos.
|