A Volkswagen e os sindicatos de metalúrgicos do ABC e de Taubaté, interior de São Paulo, retomam hoje negociações sobre a transferência de 3.933 funcionários para uma unidade de requalificação profissional, com novas propostas na mesa.
Os sindicalistas querem que a montadora se comprometa a aceitar de volta os funcionários transferidos assim que a situação do setor automotivo melhorar. As vendas da indústria acumulam queda de mais de oito por cento de janeiro a julho, e os estoques somam cerca de 40 dias de vendas.
Os sindicalistas vieram com a nova proposta depois de visita à Alemanha, onde conheceram o projeto Autovision adotado na matriz da Volkswagen e que deu origem ao plano de redução de 16 por cento do pessoal no Brasil.
Os trabalhadores insistem que a adesão à transferência para o Instituto Gente seja voluntária. Eles querem garantia de emprego e de salário para os 4 mil funcionários. A Volkswagen não comentou as exigências, mas um porta-voz da companhia afirmou que a montadora espera "que as negociações (para implantação da Autovisão) sejam rápidas e curtas". O representante afirmou que na reunião de quarta-feira será decidida a agenda de negociações para a implantação do projeto de redimensionamento das atividades da empresa no país.
A montadora enviou aos trabalhadores atingidos pelo plano cartas comunicando a transferência a partir de 1o de setembro, mas suspendeu temporariamente o processo após paralisações de algumas horas na fábricas em agosto.
FÉRIAS NA GM
O Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos, interior de São Paulo, informou na terça-feira que a General Motors pretende dar férias coletivas a 800 dos 8.500 funcionários da empresa na cidade.
A GM confirmou a intenção de anunciar o segundo período de férias coletivas no ano, mas informou que o assunto será decidido na sexta-feira.
Atualmente, há cerca de 500 funcionários da montadora em suspensão de contrato de trabalho até início do ano que vem. Segundo o sindicato, a GM argumenta que as vendas em agosto não reagiram, mesmo com o pacote de redução do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) anunciado pelo governo.
|