A criatividade/cara-de-pau dos autores de falsos e-mails de bancos, aqueles que pretendem roubar dados e senhas das contas dos internautas, está ficando mais apurada:Uma mensagem que coloca o Banco do Brasil e a Symantec no mesmo texto.
A mensagem, que traz como assunto "Alerta de Segurança Symantec" e usa indevidamente os logotipos do banco e da especialista em segurança, indica que as duas empresas estão oferecendo um antivírus especial em parceria. O texto é o seguinte: "Tome cuidado com os e-mails que caem na sua caixa de mensagens. Agora, Banco do Brasil e Symantec se unem nessa luta contra os hackers. Com o novo Internet Instant Security você previne seu computador de ser atacado e infectado. Instale já e garanta sua segurança". O link para download traz o arquivo de nome instant.exe, hospedado em um endereço que se passa pelo da Symantec no Brasil - mas obviamente não é.
Em comunicado oficial, a Symantec reitera que o e-mail em questão é falso e que pode prejudicar quem instalar o arquivo. A empresa disse também que já tomou as devidas providências legais e que ela e o Banco do Brasil "estão empenhados em identificar o remetente da mensagem, bem como possíveis conseqüências da instalação do conteúdo".
Além deste caso específico, o nome do BB também está vinculado a uma outra mensagem muito parecida com a que circulou envolvendo o Itaú há alguns dias; um e-mail que diz que o internauta foi sorteado para ganhar um seguro de vida grátis. O link manda para um site bastante semelhante ao do BB, mas que pede a senha da conta logo de cara, na primeira página.
Um outro e-mail falso envolve a Americanas.com. Aqui, a cara-de-pau também impera: a mensagem diz que o internauta foi premiado em 100 mil reais! "Para receber seu prêmio, basta fazer o download de confirmação de seus dados pessoais", diz o texto. O arquivo a ser baixado está hospedado no www.gratisweb.com e se chama dados.exe. Sem dúvida alguma, a maior roubada.
Enquanto persistir esta onda de falsos e-mails de bancos e outras empresas idôneas, todo cuidado com as mensagens é necessário, como mesmo diz o texto do BB com a Symantec. Não só para não fornecer senhas, mas também para não fazer, sem querer, o download de programas espiões para sua máquina
|