O técnico Carlos Alberto Parreira bem que tentou manter o mistério, mas foi traído por seus próprios comandados, que confirmaram as presenças de Alex e Émerson no time titular do Brasil para o jogo de domingo contra a Colômbia em Barranquilla, pela estréia nas eliminatórias da Copa do Mundo.
Os dois compuseram a equipe titular do último coletivo na Granja Comary na sexta-feira, em Teresópolis. Os titulares bateram os reservas por 3x0, com dois gols de Rivaldo e um de Émerson.
Rivaldo deixou claro que não há mais dúvida sobre a escalação. "Acredito que agora está mais fácil de descobrir. O time que iniciou o treinamento é o que acredito que vai jogar. A seleção vai ter a base que disputou o Mundial."
O time é praticamente o do pentacampeonato. Entre os titulares, a novidade é apenas Zé Roberto, além de Alex e Émerson, cortado em cima da hora na Copa por contusão. A seleção entrou em campo nesta sexta para o treino de quase uma hora com Dida, Cafu, Roberto Carlos, Lúcio, Roque Jr., Zé Roberto, Gilberto Silva, Émerson e Alex, Ronaldo e Rivaldo.
Alex e Émerson entram nas vagas de Kléberson, cortado por contusão, e Ronaldinho Gaúcho, suspenso para o jogo contra a Colômbia.
Zé Roberto também confidenciou que já sabe quem serão seus companheiros de meio de campo. "É importante sair com o time definido porque na concentração a gente já conversa e imagina o que vai fazer dentro de campo. O time está pronto."
"Todo início de trabalho é difícil, por isso estamos mantendo a base para não termos problemas maiores", disse o coordenador técnico Mário Jorge Lobo Zagallo. Até mesmo ele entregou o ouro da escalação: "Precisamos ter alternativas para as várias situações de jogo. Vai que começa perdendo, aí tem que usar um time mais ofensivo, com esses que entraram na segunda metade (do coletivo)".
No fim do treino, o técnico Carlos Alberto Parreira testou um time mais ofensivo, com a entrada primeiro de Luis Fabiano no lugar de Rivaldo e depois com Kaká e Renato em campo, mas a mudança não se converteu em gols.
Sem abrir o jogo, Parreira concordou depois do treino que três coletivos iniciados com o mesmo time são um "indicativo forte" de que esse será o time titular. "Acho que pode ser. Como existe coerência e bom senso, pode ser."
A seleção embarca às 15h para a Colômbia, onde deve chegar por volta das 21h (horário local). A equipe ainda treina no sábado, antes da partida de domingo às 18h (horário de Brasília). Na quarta-feira, o Brasil pega o Equador em Manaus.
|