Ontem, terça-feira, 6, o ministro Luiz Fux foi empossado como o 47º presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), tendo como vice-presidente a ministra Rosa Weber. A cerimônia de posse ocorreu durante a sessão solene da Corte Eleitoral, no Plenário do Tribunal, no início da noite. A cerimônia de posse foi transmitida ao vivo pelo canal da Justiça Eleitoral no YouTube (www.youtube.com/justicaeleitoral).
Estiveram na solenidade juristas, magistrados, jornalistas, personalidades e políticos, entre eles os chefes dos poderes Judiciário, Executivo e Legislativo e do Ministério Público Federal, ministros dos tribunais superiores, presidentes e desembargadores de Tribunais e da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).
O Rito
A sessão solene foi aberta pelo atual presidente do TSE, ministro Gilmar Mendes. Depois da execução do Hino Nacional pela banda dos Fuzileiros Navais, o ministro Luiz Fux foi convidado à tribuna para prestar o compromisso regimental e assinar o termo de posse no cargo de presidente da Corte Eleitoral, que foi lido pelo diretor-geral do Tribunal.
Empossado, o novo presidente do TSE passou a conduzir os trabalhos, convidando, então, a ministra Rosa Weber para, também da tribuna, prestar o compromisso regimental e assinar o termo de posse no cargo de vice-presidente.
O ministro Napoleão Nunes Maia Filho discursou em nome dos demais ministros da Corte Eleitoral, seguido pela procuradora-geral da República, Raquel Dodge, que falou em nome do Ministério Público Eleitoral (MPE) abordando a importância do ano de 2018 e não deixando de lado comentários sobre Ficha Limpa. O presidente do Conselho Federal da OAB, Claudio Lamachia, foi o último a saudar o novo presidente do TSE, em nome dos advogados. Por fim, o próprio ministro Luiz Fux falou antes de dar a sessão solene por encerrada.
O no presidente traçou linhas importantes para o andamento do tribunal em 2018 e mencionou o quâo será importantes essas eleições para os brasileiros.
Encerrada a cerimônia no Plenário, os ministros Luiz Fux e Rosa Weber foram para o Salão Nobre do TSE para receberem os cumprimentos de autoridades e convidados.
|