A União Européia afirmou no domingo que aceita a nomeação de Ahmed Korei como primeiro-ministro palestino, após a renúncia de Mahmoud Abbas, que se desentendeu com Yasser Arafat.
O chefe de política externa da União Européia, Javier Solana, afirmou após conversas com os ministro de Relações Exteriores da Jordânia, Marwan al-Muasher, e da Palestina, Nabil Shaath, em Amman, que o bloco fará o melhor para promover o chamado "mapa do caminho".
"Eu acredito que a decisão de quem será o próximo primeiro-ministro é uma decisão a ser tomada pelo povo palestino, pelas autoridades palestinas", disse Solana.
Ele acrescentou que conhece Korei, o parlamentar palestino, há muitos anos, como um homem de boa vontade.
"Faremos nosso melhor para superar este momento difícil...e certificar que o mapa do caminho será implementado. Defenderemos (o mapa do caminho) dia e noite", disse Solana.
A UE se juntou aos Estados Unidos, à Organização das Nações Unidas e à Rússia, no chamado Quarteto de Mediadores que incentiva o mapa do caminho em uma tentativa acabar com o conflito entre israelenses e palestinos.
Arafat disse que a facção Fatah afirmou querer que Korei substitua Abbas, no domingo. Korei, também conhecido como Abu Ala, não informou se aceitará a oferta de Arafat.
|