O presidente nacional do PL, Valdemar da Costa Neto, anunciou na segunda-feira, 8 de setembro, em entrevista coletiva, que seu partido vai apoiar o prefeito de São Bernardo, William Dib (PSB), nas eleições municipais de 2004.
O anúncio foi feito no restaurante Florestal, em São Bernardo. O encontro reuniu, além do prefeito, lideranças dos dois partidos, secretários municipais e vereadores da bancada de sustentação do governo na Câmara. “Nossa intenção de apoiar o Dr. Dib já é antiga, pois ele é um excelente administrador e vem realizando um trabalho extraordinário em São Bernardo nos últimos anos. Ficaria difícil não apoiá-lo”, disse.
Costa Neto também confirmou a ida do deputado estadual Orlando Morando para o PL. “A vinda do Orlando dá mais impulso à nossa proposta de reforçar o partido na região e viabiliza o apoio do partido à candidatura Dib”, afirmou.
Segundo Costa Neto, o apoio do PL à administração Dib também vai ao encontro do princípio do partido de ser “independente”. “As alianças do partido nos municípios não estão condicionadas à nossa aliança com o PT na esfera federal. Somos um partido independente. Em São Bernardo, por exemplo, não teria como apoiar o Vicentinho (Vicente Paulo da Silva), que não consegue fortalecer nossa chapa. Se não criarmos condições para que nosso partido se fortaleça nos municípios, ele acaba”.
Ao anunciar o apoio ao prefeito de São Bernardo, Costa Neto garantiu não se sentir pressionado pelo PT em razão da aliança nacional entre as duas siglas. “Nunca conversamos com o presidente Lula (Luiz Inácio Lula da Silva) sobre alianças nas cidades. Não há esse compromisso. Sendo assim, o governo federal tem de respeitar nosso direito de crescer, pois sem nosso apoio em 2002, o Lula não teria sido eleito”.
O prefeito de São Bernardo se disse lisonjeado com o apoio do PL. “Na verdade, o PL já apoiava nossa administração. Em 2000, o partido elegeu quatro vereadores, que faziam parte da nossa base de sustentação. Por isso, esse anúncio não é estranho. No entanto, a ida do deputado Orlando Morando para o PL foi fundamental para o apoio do partido ao nosso grupo. O Orlando sempre disse que estava à disposição da nossa candidatura.”
O deputado assinou a ficha de filiação após o encerramento da coletiva. Além de Orlando Morando, o administrador de Rudge Ramos, Ari de Oliveira, também se filiou ao Partido Liberal.
|