Destaques da equipe de São Bernardo, a armadora Lays da Silva e a ala Thayná Silva foram convocadas pelo técnico Carlos Lima para a Seleção Brasileira Feminina Adulta de Basquete e vão disputar o Sul-Americano, em agosto.
Lays da Silva, 19 anos, integra o time de São Bernardo desde 2014. Disputou a primeira Liga de Basquete Feminino (LBF), em 2018, sendo indicada como uma das três atletas revelação da competição. Jogou pela Seleção Brasileira Sub-18, Sub-19 e jogou pela Seleção Brasileira Adulta, com 19 anos, no evento teste das Olimpíadas Rio 2016.
Thayná Silva, 22 anos, disputou a pela primeira vez a Liga de Basquete Feminino (LBF), em 2018, por São Bernardo, onde foi escolhida a Atleta Revelação da Liga. Jogou na Seleção Brasileira nas categorias sub-15, sub-17 e sub-19.
O Sul-Americano é o começo do caminho da Seleção Brasileira para os Jogos de Tóquio 2020. Ele classifica para a Copa América de 2019, que classificará para o Pré-Olímpico Mundial. O número de vagas para a Copa América será informada em breve pela Consubasquet.
A seleção fará um período de treinamentos de 23 de julho a 10 de agosto. A Confederação Sul-Americana de Basquete (Consubasquet) ainda não divulgou o país-sede da competição.
Confira as convocadas da seleção brasileira feminina de basquete:
Armadoras - Babi (Vera Cruz Campinas-SP), Lays (São Bernardo/Brazolin/Unip-SP) e Tainá Paixão (Las Heras-Argentina)
Alas - Isabela Ramona (Valencia-Espanha), Izabela Nicoletti (Florida State University-Estados Unidos), Izabella Sangalli (Club Tomás de Rocamora-Argentina), Jaqueline (Santo André/Apaba-SP), Raphaella Monteiro (União Sportiva-Portugal), Tati Pacheco (Sampaio Basquete-MA) e Thayná (São Bernardo/Brazolin/Unip-SP)
Pivôs - Clarissa (Lyon Asvel-França), Damiris (Atlanta Dream-Estados Unidos), Erika (Perfumerías Avenida-Espanha), Kamilla (Hamilton Heights C.A.-Estados Unidos), Leticia (União Sportiva-Portugal) e Nadia (Girona-Espanha)