A emissora de TV árabe Al-Jazeera, do Catar, veiculou nesta quarta-feira, um vídeo em que Osama Bin Laden e seu braço-direito, Ayman Al-Zawahiri, aparecem caminhando, armados, em uma região montanhosa não identificada. O vídeo é acompanhado de duas mensagens em áudio, atribuídas a Bin Laden e a Al-Zawahiri.
Não é possível saber quando as mensagens foram gravadas. Nenhum dos dois aparece falando no vídeo, em que caminham com dificuldade por um terreno de pedras e arbustos. Segundo a CNN, porém, a mensagem atribuída a Al-Zawahiri faz alusão ao Iraque como um campo de batalha.
O áudio que seria de Bin Laden, porém, não cita episódios específicos que não o 11 de setembro, louvando os 19 homens que seqüestraram quatro aviões e lançaram contra os Estados Unidos em 2001. O mensagem conclama à guerra santa e diz que os que temem ou não concordam com novos atentados devem "sair do caminho".
A mensagem atribuída a Al-Zawahiri diz que mais ataques ocorrerão e que "a batalha real ainda não começou".
"Preparem-se para a punição de seus crimes", diz a mensagem, que dá um conselho às mães dos soldados americanos no Iraque:
"Apressem o governo a retorná-los a vocês, em vez de tê-los de volta em caixões".
|