Palio, Siena e perua têm agora versões com o motor 1.8 de 103 cavalos. Com a chegada do novo motor para toda a linha (ele já era usado na picape Strada e no Stilo), a Fiat eliminou o motor 1.6 e incluiu o 1.3 Fire em toda a linha.
Palio e Siena passam a ter três opções de motor: 1.0, 1.3 e 1.8. A perua Palio fica apenas com as versões 1.3 e 1.8, saindo de linha, portanto, a versão ELX 1.0 de 16 válvulas. O Powertrain 1.8 traz novo vigor ao Palio, pois, apesar de ter cavalagem menor do que o 1.6 (que tinha 106 cv) é um motor mais forte, com melhor torque, que proporciona um dirigir mais “nervoso”, mais esportivo.
O trajeto do teste organizado pela Fiat aqui em Ilhéus, na Bahia, não foi apropriado para avaliarmos o novo motor. A maior parte era de estrada, portanto com velocidade perma-nente, sem muitas subidas. Esse motor vai provar a sua força nos centros urbanos, onde o motorista usa muito a marcha e precisa de uma retomada mais rápida para tornar o ato de dirigir mais confortável.
O Palio tem agora cinco versões, bem diferentes entre si, tanto na motori-zação e no acabamento quanto no preço: o Palio 1.0 com motor Fire de 8 válvulas na configuração duas portas custa R$ 16.380,00, enquanto o top de linha que está sendo lançado, com motor 1.8, parte de R$ 27.640,00.
A ampla cobertura de mercado que a Fiat terá com o Pálio 2003 vai permitir à empresa ampliar as vendas do modelo, que no ano passado ficou em segundo lugar no ranking dos mais vendidos, com 129.876 unidades, perdendo apenas para o Gol.
O motor 1.8 oferece ao consumidor o atributo mais valorizado pelo motorista brasileiro, o torque em baixa velocidade. A Fiat optou por esse caminho mesmo sabendo que o novo motor não melhora muito o desempenho em relação ao 1.6 em alguns aspectos. Exemplo: o motor 1.8 tem apenas 103 cavalos (a 5.400 rpm e torque de 17,0 kgfm a 2.800 rpm), potência menor que a do motor 1.6 que está sendo aposentado, que tem 106 cavalos. Na aceleração de 0 a 100 km/h a diferença entre o Palio 1.8 e o antigo 1.6 é ínfima: o novo completa a distância em 9,3 se-gundos; o antigo levava 9,5 segun-dos.
O consumo do 1.6 é 11,6 km/l na cidade e 16,2 km/l na estrada.
A retomada de velocidade de 60 a 100 km/h, em quarta marcha, é feita em 7,1 segundos.
Mais força na terra
A perua Palio Adventure deve ganhar muito com o novo motor, pois é um carro destinado a jovens, gente que está sempre a busca de um melhor desempenho do motor. A Adventure (com itens que a identificam com um carro off road) é responsável por 30% das vendas do modelo, que é líder entre as peruas, com 55% de participação em 2002.
A perua 1.8 acelera de 0 a 100 km/h em 10,6 segundos e faz 15,4 km com um litro de combustível na estrada.
A Fiat vai colocar todos os carros da linha Palio à disposição do consumidor para um teste nas concessionárias de 22 de fevereiro a 20 de abril.
Veja como fica a família Palio
Palio Siena Weekend
Fire 1.0 (2 e 4p) Fire 1.0 EX 1.3
EX 1.0 (2 e 4p)
EX 1.3 (2 e 4p) EX 1.3 EX 1.8
EX 1.8 (4p) EX 1.8 Adventure 1.8
ELX 1.8 (4p) ELX 1.8 Stile 1.8
|