Esses são alguns dos principais desafios a serem enfrentados pela próxima gestão, segundo especialistas na área entrevistados pela BBC News Brasil.
A reportagem buscou também dados para quantificar o tamanho desses desafios naquilo que é responsabilidade do governo federal, responsável por coordenar as ações, com Estados e municípios, do Sistema Único de Saúde (SUS) — do qual a maioria da população depende exclusivamente, uma vez que apenas 25,6% da população tem planos de saúde, segundo dados de julho da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS).
Na campanha eleitoral, Lula apresentou como propostas para a saúde o atendimento a demandas represadas na pandemia de covid-19 e a pessoas com sequelas da covid; a retomada dos programas Mais Médicos e Farmácia Popular; o estímulo à indústria nacional de saúde; e o atendimento a mulheres considerando "as particularidades de cada fase de suas vidas".
Uma das propostas de Lula foi também "retomar o reconhecido programa nacional de vacinação", algo apontado pelos entrevistados como uma das questões mais urgentes na saúde brasileira atualmente. A queda brusca da cobertura vacinal contra várias doenças já foi alvo de alertas disparados por instituições como a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), a Organização Pan-Americana de Saúde (Opas) e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef).
...Continue Lendo...