O Brasil está fora do grupo de elite da Copa Davis. Flávio Saretta perdeu o jogo decisivo contra o canadense Frank Dancevic na noite de domingo por 3 sets a 1 (6-3, 7-5, 3-6, 7-6) e o Canadá, que jogava em casa, fez 3 a 2 para ficar com a vaga para o torneio de 2004.
Saretta começou perdendo os dois primeiros sets na quadra rápida de Calgary, mas reagiu no terceiro, salvando dois break points do canadense e conseguindo a quebra no quarto game, depois de uma dupla falta de Dancevic. Depois foi só manter o serviço para fechar em 6-3.
No quarto set, depois de estar à frente com uma incrível quebra no quinto game, um Saretta instável e ansioso permitiu que Dancevic passasse à frente no oitavo game, com duas duplas faltas. No 11o. game, o brasileiro desperdiçou três break points, e a decisão foi para o tie-break.
Saretta ainda desperdiçou um break point e o canadense fez 9-7 para fechar a partida.
O Brasil havia mantido suas esperanças de seguir no grupo de elite da Davis no domingo, depois de estar perdendo por 2 a 1 no placar geral. Gustavo Kuerten conseguiu uma dura vitória no primeiro jogo do dia contra Simon LaRose, que já o havia eliminado no torneio de Montreal, este ano.
Guga venceu por 3 a 1, com parciais de 7-6 (7-4), 7-6 (7-4), 3-6 e 7-6 (12-10), depois de ter sido derrotado na sexta-feira por Daniel Nestor numa maratona de cinco sets (6-7, 7-6, 6-3, 6-7 e 7-5).
Saretta, por sua vez, havia derrotado na sexta-feira Frederic Niemeyer, por 3 sets a 1 (6-4, 7-6, 3-6 e 6-4).
Na partida de duplas, André Sá e Gustavo Kuerten não conseguiram passar por Niemeyer e Nestor, perdendo por 6-3, 6-2, 1-6 e 6-2.
No ano passado, o Brasil tinha enfrentado o mesmo Canadá pela Davis, mas contou com o piso de saibro e o calor do Rio de Janeiro para arrasar os adversários com uma vitória por 4 a 0.
O Canadá chega ao grupo de elite depois de 11 anos de tentativas frustradas.
É a primeira vez que o Brasil sai do grupo de elite da Copa Davis desde 1997, data que coincide com a ascensão de Guga no tênis mundial.
Mas os brasileiros não estão sozinhos. A Alemanha, que já foi uma potência do tênis, perdeu para Belarus e também foi para a segunda divisão da Davis.
A Inglaterra corre um sério risco de perder o lugar entre os 16 países da chave principal do torneio contra Marrocos. A decisão acontece apenas na segunda-feira.
|