A região oferece ainda excelentes roteiros ecológicos, como o Pedra da Guarita, e opções para os aventu-reiros, como Saltos de paraglider, passeios de barco e até pedalinhos para adultos e crianças.
As praias são um atrativo à parte: com boas ondas e águas claras, as praias ficam repletas de gente bonita e desfilando pelas areias de Torres. Entre as mais melhores, estão a Praia Grande, que é a é a preferida para banho, a Prainha, a mais tranqüila, e a Praia da Guarita, considerada a mais bonita.
As praias
Praia Grande
Com 2 mil metros de extensão, é a praia preferida para banho. Aqui se concentra a maioria dos turistas e ocorrem shows no palco do calçadão.
Praia de Itapeva
Tem 6 mil metros de extensão e localiza-se após o Parque da Guarita. Tem esse nome devido ao Morro da Itapeva que em tupi guarani significa “pedra chata”.
Prainha (ou Praia do Meio)
Possui 600 metros de extensão. É a praia mais tranqüila de Torres, e por, possuir solo rochoso, é muito procurada por suas belezas naturais.
Praia da Cal
A praia recebeu esse nome porque até 1940 existiam vários fornos de torrefação de conchas, caramujos e mariscos para a fabricação de cal mineral para produtos químicos.
Antigamente era uma praia somente de pescadores, começando a receber turistas e veranistas a partir de 1942. Hoje seus habitantes são na sua maioria de Caxias do Sul, uma cidade gaúcha de origem italiana. É um dos locais preferidos para a prática do surfe.
Em frente a Praia do Cal existem a praça Nossa Senhora dos Nave-gantes, que possui uma imagem da santa padroeira dos pescadores e navegantes. Em outras religiões, é chamada Iemanjá, que é a rainha do mar. Sua festa é tradicionalmente comemorada em 02 de fevereiro.
Praia dos Molhes
Os molhes foram construídos de 1968 a 1970 para fixação da foz do rio e para facilitar a saída de barcos pesqueiros. Tem a extensão de 250 metros e por falta de verba a construção está inacabada (seriam necessários mais duzentos metros de cada lado).
Antigamente, a foz do rio situava-se mais ao norte. Com a construção dos molhes, formou-se um braço morto, e as terras situadas entre a antiga e a nova foz agora pertencem à marinha.
Praia da Guarita
Localizada no Parque da Guarita, é a praia mais bela de Torres, rodeada pelas torres Centro, Sul e Guarita. Não é aconselhável o banho junto às pedras. Possui mini-trilhas ecológicas, viveiro de jacarés, vegetação nativa, banhados preservados e pequenas dunas na encosta da Torre do Meio.
Passeios ecológicos
Parque da Guarita
Os desenhos dos jardins foram feitos pelo famoso paisagista Burle Marx, com a ajuda do ecólogo José Lutzemberger.
Uma das atrações da Praia da Guarista é o lindo anfiteatro natural (foto) cercado por um lago artificial, que durante o verão é palco de várias apresentações culturais.
Para matar a fome dos visitantes que passam pelo local, há um restaurante típico combinando com a paisagem, com pedras retiradas da Torre Sul na paredes e telhado de palha Santa Fé.
Morro do Farol
Conhecido como Torre Norte por ser a primeira torre a ser vista no sentido norte-sul, o Morro do Farol tem esse nome devido à construção do primeiro farol da região em 1912.
Construído em madeira, o sinalizador possuía uma roda no topo com janelas coloridas em vermelho, amarelo e branco, que giravam em torno de um lampião a gás, que em 1935, foi derrubado por uma tempestade.
O farol atual tem 18 metros de altura, acendendo de 8 em 8 segundos, sendo visto em noites claras a uma distância de 8 milhas marítimas ou 12 Km.
O chapadão mais elevado do morro tem cerca de 600 metros de largura e sua altitude superior é de 46 metros e meio. Ao pé do morro, no lado do mar, existe uma gruta, de Nossa Senhora Aparecida e uma fonte de água puríssima, outro local muito visitado pelos turistas.
Trekking no Morro das Furnas
O roteiro do trekking oferece uma vista completa das belezas do litoral de Torres.
escadarias dão acesso às Furnas do Diamante, do Cristal e Furna Grande
visão das Furnas de Garagem, acesso às Furnas Inacabadas através da Pontezinha.
Visão do Portal
vegetação nativa no topo do morro onde se encontra o capitel com a lagoinha dos suspiros (formação natural).
Rio Mampituba
O rio que faz divisa entre o Rio Grande do Sul e Santa Catarina é uma das atrações turísticas de Torres. Na linguagem dos indígenas, tanto pode ser Pai do Frio, Boipetiba, “rio de muitas curvas” ou serpentes (cobras chatas).
Ilha dos Lobos
A única reserva ecológica do país onde existem lobos ou leões marin-hos. A ilha em si é um fenômeno geológico, sendo uma continuação da Serra Geral que corta o Brasil. O paradouro de lobos marinhos é também seu local de acasalamento. É proibido qualquer tipo de pesca ou caça marinha, bem como o desem-barque no local.
Fica a 1800 metros da Praia Grande, e seu relevo não ultrapassa 2 metros. Já foi causa de muitos naufrágios em dias de tempestade. O último navio a afundar na região foi o HAWAII, em 1965, e suas âncoras encontram-se na Praia da Cal, uma ao lado direito da imagem de Nossa Senhora dos Navegantes e a outra no jardim de uma casa, defronte a praça. Opções para chegar no local: Barcos Marina e Barcos Flamingo.
Pedalinhos da Lagoa do Violão
Horário: 8h30min às 22h
Endereço: Rua José Maia Filho, Centro - Telefone: 626-2982
Passeios de Barco
(Flamingo) Rio Mampituba
Ao lado da Ponte Pênsil
Horário: 8h30min às 19h
Telefone: 664-2364
(Marina) Rio Mampituba
Embaixo da Ponte Pênsil
Horário: 8h30min às 19h
Telefone: 626-2933
Paraglider e Rapel
Saltos de paraglider no Morro do Farol e prática de rapel em paredões.
Surfe
Pegue ondas nas praias do Cal, Prainha, Barra, Baronda e Farol.
Veja como chegar em Torres
Torres está localizada no litoral norte do Rio Grande do Sul, na divisa com Santa Catarina. Chegando pelo norte, via BR 101, fica distante 280 Km de Florianópolis.
Pelo sul, pode-se chegar também pela BR 101, ou pela Estrada do Mar (RS 389). Distante 197 km de Porto Alegre.
O município faz limites ao sul com Dom Pedro de Alcântara e Arroio do Sal, ao Norte com o estado de Santa Catarina, a leste com o Oceano Atlântico e a oeste com o município de Mampituba.
|