Quem circulou pela Rua Marechal Deodoro, no último sábado (20), pôde conferir as inúmeras atividades culturais, prestações de serviços e oficinas vivenciais que fizeram parte do 3º Dia Metropolitano de Prevenção à Violência, realizado pela Prefeitura de São Bernardo, das 10h às 16h, na Praça da Matriz.
Sob o tema geração de trabalho e renda foram montados diversos estandes que traziam informações sobre cursos de formação e requalificação profissional, incentivo ao empreendedorismo e cooperativismo e orientação sobre abertura de pequenas empresas. Além disso, os munícipes puderam conhecer melhor programas e serviços nos quais a Prefeitura vem investindo para prevenir e diminuir a violência na cidade.
Pelo estande da Secretaria de Emprego e Relações de Trabalho (Sert) e do CIEE passaram diversas pessoas à procura de novas oportunidades. Todos, inclusive os portadores de deficiência física, preencheram ficha de inscrição com as qualificações para trabalho ou estágio que farão parte do cadastro das entidades. Orientações sobre postura profissional na busca de trabalho e confecção de currículos também entraram na programação.
Nas oficinas vivenciais, aqueles que têm aptidão por trabalhos manuais aprenderam a fazer cartonagem, artes plásticas, costura, doces e salgados para vender. Daniel Ferreira Vieira, 12 anos, estava compenetrado na aula de fuxico, técnica de artesanato em tecido muito utilizada para decorar colchas, bolsas e almofadas. "É muito simples e gostoso de fazer", disse animado entre uma laçada e outra. Para Lídia Antunes, professora de corte e costura do Núcleo Empregabilidade da Secretaria de Desenvolvimento e Cidadania (Sedesc), "a técnica é muito simples, só depende da criatividade de cada um."
Outro estande muito visitado foi o do Sesi, que apresentou o Programa Alimente-se Bem por R$ 1,00, uma proposta de mudança nos hábitos alimentares. "O brasileiro come pouca fibra e desperdiça muito alimento", analisa Vamberto Martinez, representante da entidade. "Por isso, damos receitas de como aproveitar melhor folhas, caules e cascas no preparo de bolos, pudins e pratos especiais."
Segundo Marlene Zola, coordenadora do 3o Dia Metropolitano de Prevenção à Violência, o objetivo de fazer com que a população tivesse acesso a informações em relação ao mercado de trabalho foi atingido. “Abrir novas frentes de geração de renda é uma importante ferramenta na prevenção à violência, que muitas vezes decorre das desigualdades sociais”, explica.
Diversão, beleza e arte
Em dia ensolarado, os integrantes do Programa Juventude Cidadã, da Sedesc, e da Fundação Criança deram um show de dança e de habilidade nas artes circenses. Alunos do Juventude Cidadã mostraram destreza nos malabarismos, enquanto os grupos Mentevezescorpo e Dança de Rua, ambos da Fundação Criança, apresentaram coreografias bem ensaiadas que agitaram o público.
Ao lado do marido e ex-prefeito, Maurício Soares, a secretária da Sedesc, Laerte Soares, visitou os estandes e assistiu aos espetáculos. "Fico orgulhosa em ver que nossos programas estão preenchendo o tempo dessa juventude e revelando talentos. Acredito que ações como estas auxiliam muito no combate à violência."
Ao meio dia, os agentes de saúde do município apresentaram ao ar livre a peça teatral Forrobodó, escrita pelo gerente técnico do Programa DST/Aids, Douglas Peter, e encenado por nove agentes de saúde. O espetáculo aborda de forma bem-humorada temas relacionados a doenças sexualmente transmissíveis. "De forma simples e singela os agentes de saúde informaram aos presentes os sintomas e a importância do tratamento e da prevenção das DSTs", disse Dr. Wilson Narita, Secretário de Saúde.
Outro sucesso de público e de crítica foi o salão de beleza. Ao valor de R$ 1,00, manicures e cabeleireiras do Núcleo de Beleza da EMIP da Vila Marchi capricharam no visual de homens, mulheres e crianças. Design de sobrancelha e massagem expressa também fizeram parte do pacote de serviços. Ao todo foram 156 clientes, sendo realizados 80 cortes de cabelo, 16 manicures, 25 sessões de massagem e 35 sobrancelhas. "Foi uma boa oportunidade para colocar em prática o que aprendi", orgulha-se Eliane Aparecida de Oliveira, cabeleireira e maquiadora.
O 3º Dia Metropolitano de Prevenção à Violência faz parte das ações do Fórum Metropolitano de Segurança Pública, órgão ligado à Secretaria de Segurança Pública do Estado, que reúne 39 municípios da Grande São Paulo. Em São Bernardo, o evento teve apoio das seguintes entidades: SEBRAE, SENAI, CIESP, CIEE, SERT, SESI, ACISBEC e Banco do Povo Paulista.
|