O W3C, órgão que regulamenta os padrões técnicos da web, criou dia 23, um grupo de estudos para avaliar possíveis mudanças na linguagem HTML. A ação foi motivada pela vitória parcial da empresa americana Eolas contra a Microsoft num processo por quebra de patente.
O ponto principal da discussão é o método usado pelo Internet Explorer para acessar plug-ins e objetos externos, como animações Flash e applets Java. A Eolas acusa a Microsoft de ter violado sua patente na implementação deste recurso no IE. No mês passado, a Justiça dos Estados Unidos deu vitória à Eolas. A Microsoft recorreu da decisão e o veredito final deve sair antes do fim do ano.
Em seu site, o W3C afirma que tentou entrar em contato com a Eolas sobre a patente, mas não obteve resposta. No caso de derrota definitiva da Microsoft, podem ser necessárias mudanças na linguagem HTML para que ela continue sendo um padrão aberto. O comitê criado pelo W3C avaliará não somente aspectos técnicos, mas também as implicações legais do caso.
|