Uma bomba explodiu nesta quinta-feira em um hotel de Bagdá onde estão hospedados jornalistas da rede de televisão dos Estados Unidos NBC e matou um guarda.
A explosão, que foi ouvida em todo o centro de Bagdá, estilhaçou janelas do Hotel Aike, ferindo alguns hóspedes com pedaços de vidro.
David Moodie, 44 anos, engenheiro e técnico de som da NBC, disse que estava deitado na cama no seu quarto no primeiro andar quando a bomba explodiu, por volta das 7h (0h, hora de Brasília).
"Eu estava acordado na cama...e então a bomba explodiu", contou Moodie, que vestia shorts, sandália e uma camiseta com manchas de sangue. Seu braço direito tinha um curativo. "As janelas explodiram -- o vidro, o gesso, tudo."
Seu colega Bob Arnot disse que ouviu um "barulho extremamente alto" e seu quarto ficou repleto de fumaça. Depois de encontrar o restante da equipe da NBC do lado de fora, ele voltou para o prédio e encontrou o guarda, da Somália.
"Ele estava deitado no chão, e todo o lado esquerdo de sua face esta ensanguentado", afirmou Arnot. "Ele estava em uma piscina de sangue. Não tinha pulsação. Ficou claro que tinha ferimentos fatais."
Segundo a polícia, a bomba foi colocada no chão, a poucos metros do hotel e perto de um gerador. A explosão deixou uma cratera de cerca de um metro de largura no concreto.
"Era uma bomba pequena, porque se fosse grande teria destruído todo o prédio", declarou à Reuters o tenente-coronel da polícia iraquiana Salman Abed Karim, no local do ataque.
Para o tenente-coronel Peter Jones, do Exército dos EUA, ainda é muito cedo para dizer se a NBC foi o alvo da bomba.
"Falamos com o pessoal de segurança. Eles não receberam ameaças", disse
Mas Rutha al-Dahligi, que trabalha em um prédio perto do hotel, afirmou que é fato conhecido que há jornalistas estrangeiros hospedados ali.
"É claro que as pessoas sabem que há jornalistas no hotel", observou. "Há muitos americanos nesta área."
A rede NBC emitiu um comunicado dizendo: "Estamos agradecidos por todos os funcionários da NBC News estarem bem e entristecidos pela perda de vida no hotel." A rede acrescentou que a cobertura dos eventos no Iraque continuará.
Na segunda-feira, um suicida detonou um carro-bomba perto de um prédio da ONU em Bagdá e também matou um guarda de segurança. Na quarta-feira, uma bomba direcionada contra um comboio dos EUA explodiu quando dois ônibus com civis passavam e matou um iraquiano.
|