Milan Kundera, autor de "A Insustentável Leveza do Ser", morre aos 94 anos
Da Redação com Reuters
Foto(s): Divulgação / Wikimedia Commons
Milan Kundera
O escritor tcheco Milan Kundera, autor do romance "A Insustentável Leveza do Ser", que viveu quase cinco décadas em Paris depois de emigrar desiludido de sua pátria comunista, morreu aos 94 anos de idade.
A Biblioteca da Morávia (MZK), na cidade tcheca de Brno, que abriga a coleção pessoal de Kundera, disse que ele morreu em seu apartamento em Paris na terça-feira após uma longa doença.
Kundera ganhou elogios globais pela maneira como retratou temas e personagens que flutuavam entre a realidade mundana da vida cotidiana e o mundo elevado das ideias.
Kundera nasceu em Brno em 1929, mas emigrou para a França em 1975 depois de ser condenado ao ostracismo por criticar a invasão soviética da Tchecoslováquia comunista em 1968, que esmagou o movimento de reforma liberal da Primavera de Praga.
Seu livro mais conhecido, "A Insustentável Leveza do Ser" (1984), enfocou a Primavera de Praga e seu fim turbulento com os tchecos desesperados com as garras do totalitarismo se retirando para vidas privadas obscuras ou emigrando para o Ocidente.
Foi transformado em filme estrelado por Daniel Day-Lewis e Juliette Binoche e dirigido por Philip Kaufman em 1988, ganhando duas indicações ao Oscar.