A Operadora de Ecoturismo Local Billings Tour de São Bernardo, em parceria com Agência de Ecoturismo Ambiente Natural, colocou à disposição dos apreciadores da natureza mais uma alternativa: as atividades de Estudo do Meio, Billings Sustentável.
O Estudo do Meio visa conduzir os participantes para um estudo prático dos diversos problemas sociais e ambientais que a represa Billings vem sofrendo, possibilitando a reflexão sobre o modelo de desenvolvimento, além de permitir a apreciação da fauna e flora.
O tour ecológico, com duração de aproximadamente 6h, tem início na Casa da Reserva da Biosfera de São Bernardo com uma explanação detalhada do que é o projeto. Em seguida, os participantes realizam um passeio de barco pelas águas da Billings.
O roteiro inclui relatos sobre a história e curiosidades a respeito da represa e a apresentação do processo de eutrofização – fenômeno das algas provocado pela concentração de metais pesados e a presença de microrganismos patogênicos. A eutrofização decorre do aumento da concentração de substâncias que contribuem para a proliferação excessiva de plantas aquáticas e algas, prejudicando o equilíbrio ambiental do reservatório e da qualidade da água.
Este processo se acelera quando há despejo de esgotos industriais, domésticos, fertilizantes agrícolas, e pela ocupação desordenada às margens dos mananciais. "Nós transformamos questões problemáticas relacionadas à Billings em atrativos como uma forma interessante de exploração do ecoturismo", observou Samuel Protetti, engenheiro ambiental e um dos coordenadores do projeto.
Outra atividade que compõe o passeio de barco é ‘A pesca na represa nas palavras de um pescador’. Após conhecer o processo de eutrofização, a tripulação desembarca na residência de Osvaldo de Souza, um profissional da pesca que reflete sobre a escassez de peixe na represa em conseqüência da poluição de suas algas.
A iniciativa da Operadora Billings Tour, formada por integrantes do Núcleo da Reserva Biosfera do Cinturão Verde da Cidade de São Paulo, unidade de São Bernardo, por meio do Programa de Jovens, tem como objetivo promover a sustentabilidade e a inclusão do jovem no ecomercado.
"O programa conta hoje com 40 alunos em nossa unidade. Já estamos na quinta turma. A criação da Operadora de Ecoturismo Billings Tour é resultado do trabalho realizado por alunos da primeira turma", disse o coordenador do Programa de Jovens, Francisco Antônio da Silva, o Chiquinho.
O programa conta com a parceria da Prefeitura de São Bernardo, do Governo do Estado, da Unesco a da Agência de Ecoturismo Ambiente Natural, que pretende estruturar os roteiros de turismo sustentável na Represa Billings e prestar apoio técnico para a operadora.
Mais informações a respeito do projeto e agendamento podem ser obtidas pelos telefones da Billings Tour – 8147-9785 ou 8142-9875.
|