Lewis Hamilton, heptacampeão mundial de Fórmula 1 correrá pela Ferrari a partir de 2025, após ativar uma cláusula de rescisão em seu contrato com a Mercedes, assinado em agosto.
A notícia explosiva, confirmada pela Mercedes e num breve comunicado da Ferrari, chega depois de um dia de intensa especulação, com o mundo do automobilismo aguardando notícias de Maranello e Brackley.
A equipe italiana disse: “A Scuderia Ferrari tem o prazer de anunciar que Lewis Hamilton se juntará à equipe em 2025, como parte de um contrato plurianual.
“Passei 11 anos incríveis com esta equipe e estou muito orgulhoso do que conquistamos juntos. A Mercedes faz parte da minha vida desde os meus 13 anos”, disse Hamilton em comunicado de sua atual equipe.
“Foi aqui que cresci, então tomar a decisão de partir foi uma das decisões mais difíceis que já tomei. Mas é hora de dar esse passo e estou animado com esse novo desafio. Hamilton disse que quer encerrar sua carreira na Mercedes em alta e está “100% comprometido em entregar o melhor desempenho possível nesta temporada e tornar meu último ano na Silver Arrow memorável”.
Britânico de 39 anos substituirá o espanhol Carlos Sainz na Ferrari, ao lado de Charles Leclerc.
Esta será a primeira vez que a equipe terá um campeão mundial desde a saída do alemão Sebastian Vettel em 2020.
Em 2012, Hamilton deixou a McLaren vencedora em favor de uma Mercedes que ainda tinha algo a provar como equipe. A Ferrari é a equipe de corrida mais antiga, mas não vence o Campeonato Mundial de Pilotos desde 2007. Hamilton não vence uma corrida desde dezembro de 2021. A Mercedes-AMG PETRONAS F1 e Hamilton se separarão no final da temporada de 2024.
Hamilton ativou a opção de liberação em seu contrato anunciado no ano passado.
A mudança levanta muitas questões sobre por que Hamilton anunciou sua saída da equipe um mês antes do início da temporada, mas estende sua carreira até pelo menos 2026 e o mantém no topo das paradas.
Com 103 vitórias e 104 pole positions, Hamilton não tem carro para competir com a Red Bull e o holandês Max Verstappen nas últimas temporadas. No ano passado ele terminou em terceiro no Campeonato Mundial de Pilotos e a Mercedes terminou em segundo no Campeonato de Construtores. A Mercedes agora deve encontrar um companheiro de equipe para o britânico George Russell.
* Com informações da Ferrari