O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) vai conceder financiamento de até R$ 3 milhões para que o banco BMG possa aplicar em suas operações de microcrédito a ser concedido na região do Grande ABC paulista. Os recursos serão repassados pelo BMG segundo as condições do Programa de Microcrédito do BNDES, com taxa média de juros de até 2% ao mês para créditos de R$ 1 mil, em média.
De acordo com o BNDES, operando desde 1998 na concessão de crédito pessoal o BMG começará a realizar operações de microcrédito com o objetivo de incrementar as atividades produtivas e a geração de emprego e renda na região do ABC.
Neste sentido, o BMG já firmou parceria com entidades como o Sindicato dos Metalúrgicos do Grande ABC; o Centro das Indústrias do Estado de São Paulo; diretoria regional de São Bernardo do Campo e com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/SP).
Segundo o BNDES, em uma primeira etapa o BMG atuará principalmente no município de São Bernardo do Campo, onde há grande concentração de trabalhadores informais com vocação empreendedora. Serão beneficiadas pessoas físicas que já exerçam ou desejem iniciar atividades produtivas, incluindo prestação de serviços. Poderão também se habilitar ao crédito os microempreendedores que têm intenção de abrir um novo negócio ou desenvolver suas atividades.
O BNDES informa que cerca de 30 entidades de todo o país já procuraram o banco interessadas em operar o Programa de Microcrédito. São agências de fomento, sindicatos, cooperativas de crédito, entidades de classe, prefeituras e governos estaduais.
|