O chefe do Conselho Nacional Eleitoral, Elvis Amoroso, disse que a Venezuela realizará eleições presidenciais em 28 de julho.
O Presidente Nicolás Maduro deverá concorrer à reeleição, mas não está claro quem irá enfrentar como representante da oposição, depois de o Supremo Tribunal ter mantido a decisão que proibiu María Corina Machado, que venceu as primárias da oposição em outubro, de ocupar cargos públicos. levando ao restabelecimento das sanções dos EUA.
O dia das eleições é também o aniversário do falecido presidente Hugo Chávez, que faleceu em 2013 e foi conselheiro e antecessor de Maduro.
O governo e os partidos da oposição chegaram a um acordo eleitoral em Outubro para que a votação se realizasse no segundo semestre de 2024, com observadores internacionais – incluindo a União Europeia e as Nações Unidas – a acompanhar de perto as eleições e cada lado pode votar. seu candidato.
Na altura, algumas figuras da oposição expressaram dúvidas de que Maduro cumpriria o acordo, receios que pareciam ser confirmados pela continuação das sanções contra Machado.