O prefeito William Dib e os outros seis prefeitos do Grande de ABC enviaram ao governador Geraldo Alckmin e ao governo federal um manifesto solicitando que a implantação do Tramo Sul do Anel Ferroviário de São Paulo (Ferroanel), que passará por São Bernardo junto com o Rodoanel, anteceda à do Tramo Norte.
O Ferroanel prevê a construção de 44 quilômetros de ferrovias no Tramo Sul, que interliga as linhas da Ferroban (antiga Estrada de Ferro Sorocabana), em Evangelista de Souza, com as da MRS (antiga Estrada Ferro Santos à Jundiaí) em Rio Grande da Serra, passando ao lado do Rodoanel que também cortará São Bernardo. No Trano Norte, o Ferroanel prevê a construção de 66 quilômetros de ferrovias entre Campo Limpo Paulista e Engenheiro Manuel Feio. Para construir os 140 quilômetros de ferrovias, os recursos estimados são da ordem de R$ 750 milhões.
Para viabilizar a obra, o governador e o ministro dos Transportes, Anderson Adauto, assinaram, dia 7 de outubro, um protocolo de intenções no Palácio dos Bandeirantes. O documento dá início à formação de um grupo de trabalho que vai definir o projeto para a implantação do Anel Ferroviário de São Paulo.
O governador concorda com a posição aprovada pelos prefeitos na Câmara Regional do ABC de que a prioridade para o Estado é a construção do Tramo Sul. Segundo ele, uma das prioridades do projeto é a transposição ferroviária da Região Metropolitana de São Paulo, com a criação de um acesso adicional ao Porto de Santos. "A idéia é articular esse projeto com a Asa Sul do Rodoanel. As desapropriações de áreas dos dois projetos serão feitas em conjunto".
O grupo de trabalho que vai definir a implantação do Ferroanel será composto por representantes da União e do Estado e terá prazo máximo de 18 meses para fazer o levantamento e as avaliações técnicas, operacional e ambiental das alternativas de traçado para os tramos Norte e Sul. O grupo também vai avaliar as necessidades financeiras e as formas de financiamento da obra.
No manifesto da Câmara Regional do ABC, Dr. Dib e os prefeitos da região afirmam que é de absoluto interesse do setor público que a implantação do Tramo Sul do Ferroanel anteceda à do Tramo Norte. "Decisão quanto a essa questão não pode ser tomada no restrito nível dos contratos de operadoras mediadas por Agência Reguladora. A competência de decisão que definirá compatibilizar os interesses públicos e privados deve ser definida de imediato, em instância superior, no âmbito de órgão federal de atividade meio, preferencialmente diretamente ligado à Presidência da República".
Segundo o governador, um dos objetivos da instalação do Ferroanel é solucionar o conflito entre o fluxo ferroviário de carga e o de trens metropolitanos de passageiros na capital paulista. "Além disso, a obra deverá diminuir os intervalos entre os trens em até três minutos, com a modernização das linhas da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM)".
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