Brasil reconhece que Venezuela descumpriu acordo por garantias eleitorais

 

Internacional - 26/03/2024 - 13:59:24

 

Brasil reconhece que Venezuela descumpriu acordo por garantias eleitorais

 

Da Redação com CNN

Foto(s): Divulgação / Abr

 

Itamaraty diz que bloqueio de candidata da oposição não é compatível com Acordo de Barbados, assinado para garantir processo eleitoral transparente

Itamaraty diz que bloqueio de candidata da oposição não é compatível com Acordo de Barbados, assinado para garantir processo eleitoral transparente

O governo brasileiro manifestou, nesta terça-feira (26), que “acompanha com expectativa e preocupação” o desenrolar do processo eleitoral na Venezuela.

O prazo para a inscrição das candidaturas para o pleito presidencial marcado para o dia 28 de julho terminou na madrugada de terça-feira (26) sem que o bloco opositor majoritário, Plataforma Unitária, pudesse inscrever a candidata Corina Yoris, indicada como representante de María Corina Machado, que foi impedida de ocupar cargos públicos por 15 anos.

“Com base nas informações disponíveis, observa que a candidata indicada pela Plataforma Unitária, força política de oposição, e sobre a qual não pairavam decisões judiciais, foi impedida de registrar-se, o que não é compatível com os Acordos de Barbados”, expressa a nota divulgada pelo Ministério das relações Exteriores.

....Continue Lendo a Matéria...


Decisão de criticar eleição na Venezuela foi de Lula, dizem fontes

Governo brasileiro emitiu nota manifestando preocupação com o processo eleitoral no país - Publicado em 26/03/2024 às 21:59

A decisão de criticar o processo eleitoral da Venezuela foi do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, informaram à CNN fontes diplomáticas. “O presidente é o chefe e se engaja. Como em toda decisão internacional importante”, afirmou um diplomata com conhecimento do assunto.

Em nota divulgada pelo Itamaraty, o Brasil fez reparos hoje, pela primeira vez, ao processo eleitoral na Venezuela depois que a candidata Corina Yoris não conseguiu registrar sua candidatura no sistema antes do fim do prazo.

Yoris é a indicada pela Plataforma Unitária, força política de oposição de Maria Corina Machado, oposicionista perseguida pelo governo de Nicolas Maduro, que também não pode se candidatar.

“Esgotado o prazo de registro de candidaturas para as eleições venezuelanas na noite de 25/3, o governo brasileiro acompanha com expectativa e preocupação o processo eleitoral naquele país”, diz a nota do Itamaraty.

O texto segue acrescentando que o impedimento do registro da candidatura da oposicionista “não é compatível com o acordo de Barbados” e “não foi até o momento objeto de qualquer explicação oficial”.

....Continue Lendo a Matéria...


Comunicado do Brasil é intervencionista e parece ditado por EUA, diz Venezuela

Governo de Nicolás Maduro criticou nota de governo brasileiro sobre situação eleitoral de Caracas e as dificuldades de opositores se inscreverem como candidatos - Publicado em 26/03/2024 às 18:06 | Atualizado 26/03/2024 às 19:32

O ministério das Relações Exteriores da Venezuela reagiu nesta terça-feira (26) à manifestação do Brasil sobre a situação eleitoral do país dizendo que o comunicado do governo brasileiro é “cinzento e intervencionista”.

A chancelaria venezuelana repudiou o texto redigido por funcionários do Itamaraty e afirmou “que parece ter sido ditado pelo Departamento de Estado dos Estados Unidos”. O ministério venezuelano ainda disse que os comentários emitidos “são carregados de profundo desconhecimento e ignorância sobre a realidade política na Venezuela”.

O governo de Nicolás Maduro afirmou também que tem mantido “uma conduta fiel aos princípios que regem a diplomacia e as relações amistosas com o Brasil, sendo que em nenhuma hipótese, emite, nem emitirá juízos de valor sobre os processos políticos e judiciais” brasileiros.

....Continue Lendo a Matéria...

Links
Vídeo