Mohamed ElBaradei, chefe da agência nuclear da Organização das Nações Unidas (ONU), visitará o Irã na quinta-feira para dar prosseguimento a negociações com o objetivo de esclarecer as ambições nucleares do país, disse na segunda-feira a agência de notícias oficial IRNA.
A Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) determinou ao Irã um prazo até 31 de outubro para que o país prove que suas instalações nucleares não podem ser usadas para fabricar armas atômicas, como acusam os Estados Unidos.
Inspetores da ONU chegaram ao Irã duas semanas atrás, e o presidente Mohammad Khatami declarou que Teerã cooperaria com tudo o que fosse necessário para provar que não desenvolve armas nucleares.
ElBaradei alertou que se Teerã não cooperar totalmente, o caso poderá ser encaminhado ao Conselho de Segurança da ONU para possíveis sanções.
Desde que derrubaram o presidente iraquiano Saddam Hussein, os Estados Unidos voltaram-se para o Irã. O presidente norte-americano, George W. Bush, classificou os dois países, junto com a Coréia do Norte, como parte de um "eixo do mal", que supostamente busca obter armas de destruição em massa.
|